Condutor de Porsche foge a 280 quilómetros por hora
Caçado por radar da GNR, acelerou Panamera após ter sido mandado parar por militar na A5.
Uma megaoperação na A5 levou a GNR à deteção – através de radar – de um Porsche Panamera a 280 quilómetros por hora no troço entre a saída de Oeiras e as portagens de Carcavelos, onde dezenas de militares bloqueavam as passagens junto às cabinas de pagamento e na Via Verde.
O condutor foi mandado parar, ainda abrandou, mas quando um dos guardas se aproximou do veículo, voltou a carregar no acelerador e desapareceu a alta velocidade. O carro está identificado pela matrícula.
O caso aconteceu poucos minutos depois da meia noite de ontem. Segundo o CM apurou, a Unidade Nacional de Trânsito tinha iniciado pouco antes uma operação de 24 horas na autoestrada que liga Lisboa a Cascais. Dezenas de condutores foram apanhados em excesso de velocidade, mas o veículo que ‘batia’ o limite – de 120 km/h – por mais de 160km/h chamou logo a atenção.
O radar colocado ao km 12,9 e a fotografia não deixavam dúvidas: 280 km/h, o que, mesmo com a margem de erro legalmente prevista, dá uma infração muito grave, com multa que varia entre os 500 e 2500 euros, a perda de cinco pontos na carta de condução e a proibição de conduzir num período entre dois meses e dois anos.
Este condutor incorre ainda em crimes de desobediência e de condução perigosa. Os responsáveis da GNR no local optaram por não mover perseguição devido aos riscos envolvidos, mas também porque não será difícil chegar ao proprietário, uma vez que o veículo está registado em nome de uma empresa da zona de Fafe.
No âmbito da mesma operação, na qual foram colocados radares móveis ao longo dos dois sentidos, horas depois foi detetado outro veículo a 237 km/h, mas neste caso o condutor foi logo apanhado e multado. Só na noite de sexta para sábado, a GNR registou 336 excessos de velocidade.
PORMENORES
137 467 euros é o preço-base do Porsche Panamera 4S, a mais barata das versões desportivas deste modelo da marca alemã. A versão Turbo atinge os 303 km/h e vai dos zero aos 100 em 4,2 segundos graças aos 500 cavalos de potência.
Corrida à mexicana
O nome Panamera deriva da Carrera Panamericana, uma prova automobilística que se realizou entre 1950 e 1954. Ligava a fronteira do Texas ao Sul do México, ao longo de 3507 quilómetros. Juan Manuel Fangio ganhou em 1953.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt