Sub-categorias

Notícia

Ameaças obrigam a cancelar conferência de Jaime Nogueira Pinto

Professor ia falar na Universidade Nova de Lisboa sobre o Brexit, Trump e Le Pen.
Por João Carlos Rodrigues|06.03.17
  • partilhe
  • 0
  • +

Ameaças à segurança e integridade física de Jaime Nogueira Pinto, feitas por alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas levaram a Direção a cancelar a conferência ‘Populismo ou Democracia: O Brexit, Trump e Le Pen’, agendada para a tarde de terça-feira, dia 7 de março, e onde o politólogo era o principal orador.

"Tenho pena. Trata-se de intolerância de quem quer calar opiniões contrárias", disse Jaime Nogueira Pinto ao CM após saber do cancelamento.

O CM sabe que a decisão foi tomada após a Associação de Estudantes apresentar uma moção contra "um evento associado a argumentos colonialistas, racistas e xenófobos" e apelar à Direção para não ceder a sala onde iria decorrer a conferência. A Associação de Estudante enviou ainda "uma nota de repúdio a esta actividade e a todas as suas implicações ideológicas".

Em sentido contrário, a Nova Portugalidade, associação que estava a organizar a conferência, alega que "a palestra, a proferir pelo Prof. Doutor Jaime Nogueira Pinto, possui um carácter exclusivamente académico e trará à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas um intelectual de renome, autor de vasta obra e merecedor de apreço geral. Não podemos, portanto, reconhecer mérito à acusação de que o evento ‘está associado a argumentos racistas, colonialistas e xenófobos’ ou de que periga a ‘democraticidade e inclusividade’ da Faculdade.

Com Carolina Canha

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
Comentário mais votadoEscreva o seu comentário
  • De jahgmartins06.03.17
    A decisão da direcção da FCSH é absolutamente ridícula e permite pensar que não vivemos num estado de direito ou que não existe confiança nas forças da ordem para garantir a segurança pública. <br/>Seria interessante saber o que tem a Ministra da administração interna a dizer em relação a isto...
2 Comentários
  • De sarrabulho06.03.17
    Estamos a caminho de nova ditadura ou, será uma democracia a la esquerda?!
    Responder
     
     0
    !
  • De jahgmartins06.03.17
    A decisão da direcção da FCSH é absolutamente ridícula e permite pensar que não vivemos num estado de direito ou que não existe confiança nas forças da ordem para garantir a segurança pública.
    Seria interessante saber o que tem a Ministra da administração interna a dizer em relação a isto...
    Responder
     
     12
    !

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub