page view

13 mortos e 49 feridos na romaria da Senhora do Monte

Há uma criança entre as vítimas mortais. Ministério Público abre inquérito a acidente.

15 de agosto de 2017 às 12:36
A carregar o vídeo ...

Marcelo Rebelo de Sousa emocionado com tragédia na Madeira

Uma árvore de grande porte caiu sobre várias pessoas e provocou 13 mortos e 49 feridos durante as romarias da Nossa Senhora do Monte, no Funchal, avançou a Proteção Civil no briefing aos jornalistas às 16h30. Há uma criança entre as vítimas mortais. Entre os feridos há ainda registo de menores e de cidadãos estrangeiros de nacionalidades francesa, húngara e alemã.

A carregar o vídeo ...

13 mortos e 49 feridos na romaria da Senhora do Monte

A carregar o vídeo ...

Freguesia do Monte em pânico com queda de árvore

Segundo os dados oficiais divulgados inicialmente pela Proteção Civil, o número inicial de mortos confirmados era 12. No entanto, o Governo da Madeira divulgou que este número aumentou para 13, após a reunião extraordinária do Conselho do Governo que determinou luto regional entre quarta e sexta-feira.

Nove das 16 pessoas internadas no hospital do Funchal tiveram alta e sete permanecem internadas, uma das quais nos cuidados intensivos, disse esta quarta-feira fonte hospitalar. Segundo Miguel Reis, adjunto da direção clínica do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, as pessoas que permanecem internadas apresentam fraturas múltiplas.

Entre os sete internados, cinco são adultos, um dos quais de nacionalidade francesa, e dois são crianças, acrescentou. Relativamente aos 13 mortos, Miguel Reis disse que, oito são do sexo feminino e cinco do masculino, com idades compreendidas entre os 28 e 59 anos e uma criança de um ano. Quanto a nacionalidades, há duas mulheres estrangeiras: uma francesa e uma húngara.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também se deslocou à Madeira para manifestar o seu apoio.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já aterrou na Madeira, num vôo proveniente de Faro. No site da Presidência da República, o chefe de Estado manifestou as suas condolências. "Apresento às famílias enlutadas as minhas mais sentidas condolências", pode ler-se. 

Já na noite de terça-feira, o Presidente da República disse, na Madeira, que este é o "tempo da dor" e não ainda o de apurar responsabilidades face à tragédia ocorrida no Monte. "Tudo isto começou ao meio-dia e oito minutos. São oito da noite. Portanto, há um tempo para tudo. Este tempo ainda é o tempo da dor", disse Marcelo Rebelo de Sousa, no momento em que chegou ao Hospital Central do Funchal.

O CM contactou a corporação dos Bombeiros Municipais do Funchal, que afirmou ter transportado seis pessoas para o hospital. A mesma fonte referiu que todos os feridos sofreram traumatismos crânio-encefálicos. Todas as vítimas foram transferidas para o Hospital Nélio Mendonça.

As vítimas são populares que se encontravam naquela que é uma das romarias mais importantes da Ilha da Madeira. O acidente ocorreu no Largo da Fonte, freguesia do Monte. 

Fonte no local disse à agência Lusa que a árvore tombou na zona onde está um ponto onde são vendidas velas.

Ministério Público abre inquérito

O Ministério Público instaurou um inquérito na sequência da morte de 13 pessoas na freguesia do Monte, arredores do Funchal, Madeira, devido à queda de uma árvore, disse hoje à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República. "O Ministério Público decidiu instaurar inquérito", disse fonte da PGR.

Fontes no local referem que a árvore estava amarrada há dois anos e o tronco estava oco.

António Costa expressa condolências

"Expresso as minhas condolências pelas vítimas do acidente na Madeira. Os meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas e a minha solidariedade para com os madeirenses. Já manifestei a minha solidariedade e ajuda ao Presidente da Câmara do Funchal e ao Presidente do Governo Regional da Madeira", fez saber o primeiro-ministro numa mensagem divulgada já esta tarde.

O Governo da República disponibilizou apoio médico face ao elevado número de vítimas e o Ministério da Saúde está em permanente contacto com a Secretaria Regional de Saúde da Madeira.

O @govpt disponibilizou apoio médico face ao elevado número de vítimas. O Ministério @saude_pt está em permanente contacto com SRS #Madeira.

1 / 30

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8