page view

Drones fecham aeroporto de Lisboa

Plano de segurança foi de imediato ativado.

14 de dezembro de 2016 às 08:41

Uma das pistas do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, esteve encerrada temporariamente no domingo à tarde, após ter sido sobrevoada por dois drones (veículos aéreos não tripulados).

Ao que o CM apurou, a deteção da ameaça foi feita cerca das 14h00, na pista 3.

"O primeiro aparelho visto estaria a ser manobrado a partir do terminal de carga. O segundo só foi observado por técnicos da ANA minutos depois", explicou ao CM Álvaro Neves, diretor do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves.

O plano de segurança foi de imediato ativado, o que levou ao fecho da pista 3.

"Vários voos foram impedidos de descolar", acrescentou Álvaro Neves. A situação foi normalizada com o desaparecimento dos drones.

Os donos dos aparelhos não foram identificados e podem incorrer no crime de atentado à segurança aeroportuária.

A Autoridade Nacional de Aviação Civil apresenta hoje o regulamento de utilização de drones, com a necessária regulamentação legal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8