page view

Leia as declarações que tramaram banqueiro e Sócrates

Interrogatórios de Hélder Bataglia e Ricardo Salgado mostram contradições sobre razão das transferências de milhões de euros.

03 de março de 2017 às 01:30

"Ele pedia-me, eu devia-lhe favores. Não me deu detalhe nenhum, nem eu lhe perguntei. Eram coisas que não se perguntavam ao dr. Ricardo Salgado. E não se dizia ‘não’ ao dr. Ricardo Salgado naquela altura". Esta é a explicação de Hélder Bataglia para os milhões de euros com origem na ES Enterprises, o chamado saco azul do Grupo Espírito Santo (GES), que passaram por contas suas e foram transferidos para Joaquim Barroca, do Grupo Lena, dinheiro que o Ministério Público diz que teve como destino final José Sócrates.

"Estas operações foram muito simples. Eu disse ‘sim, Ricardo, se precisas eu faço. Desde que me transfiras o dinheiro, eu faço esses pagamentos’", recordou Bataglia no depoimento prestado perante o Ministério Público, no dia 5 de janeiro, cuja transcrição na íntegra foi ontem publicada pela Sábado

Durante a inquirição, que tal como o CM noticiou comprometeu Salgado, Bataglia explicou ainda que o antigo banqueiro apenas lhe disse que tinha umas operações para fazer até um montante de 12 milhões de euros e perguntou-lhe se conhecia Carlos Santos Silva. Aos investigadores, garantiu desconhecer que, afinal, tinha transferido 12 milhões de euros para Joaquim Barroca.

"Isto só pode ter sido feito pelo Bataglia"   

"Os pagamentos ao Hélder Bataglia eram feitos com esta finalidade: obtenção de poços de petróleo", disse Salgado ao Ministério Público no dia em que foi constituído arguido.

Segundo o depoimento revelado pela Sábado, Salgado garantiu que não conhece nem nunca viu Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates para quem Bataglia diz que transferiu dinheiro a seu pedido: "É uma situação para mim de enorme perplexidade porque, pelo que percebi, os recursos foram parar a Carlos Santos Silva (...) Isto só pode ter sido feito pelo Hélder Bataglia, não eu! Ele estava a desviar recursos".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8