Sub-categorias

Notícia

Máfia de roubos tem dez na cadeia

Três portugueses entre 17 arguidos de grupo georgiano.
Por Miguel Curado|01.12.16
  • partilhe
  • 0
  • +
Máfia de roubos tem dez na cadeia
Célula portuguesa da rede de assaltantes da Europa de Leste vai a julgamento por associação criminosa e outros crimes Foto iStockphoto
A célula portuguesa da rede de assaltantes da Europa de Leste ‘Máfia de Ladrões em Lei’, composta por 14 georgianos e três portugueses (duas mulheres), foi agora acusada e vai a julgamento por associação criminosa, furto qualificado, falsificação de documentos, branqueamento de capitais e casamento de conveniência - crimes ocorridos em todo o País. Dez dos detidos estão em prisão preventiva e os restantes sete proibidos de se ausentar de Portugal.

Os 17 arguidos respondiam perante a cúpula do gang em Tbilissi (capital da Geórgia) e Moscovo (capital da Rússia). A célula portuguesa era constituída por cadastrados especializados em abrir fechaduras de casas, de onde roubavam artigos de valor. Os detidos, presos em duas mega-operações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (denominadas ‘Gazua’), com o apoio da PSP, chegaram em momentos diferentes a Portugal.

Contavam com o apoio de cúmplices já cá radicados, que lhes forneciam estadia, viaturas e ferramentas. O gang fazia um estudo prévio dos alvos a atacar, bem como das rotinas das forças de segurança responsáveis pelo patrulhamento das zonas onde ficavam as casas escolhidas. Concretizados os furtos às residências, na sua maioria moradias e apartamentos de luxo, os bens desviados (dinheiro, joias, ouro e eletrónica) eram escoados para fora de Portugal.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub