page view

Máfia de roubos tem dez na cadeia

Três portugueses entre 17 arguidos de grupo georgiano.

01 de dezembro de 2016 às 09:43

A célula portuguesa da rede de assaltantes da Europa de Leste ‘Máfia de Ladrões em Lei’, composta por 14 georgianos e três portugueses (duas mulheres), foi agora acusada e vai a julgamento por associação criminosa, furto qualificado, falsificação de documentos, branqueamento de capitais e casamento de conveniência - crimes ocorridos em todo o País. Dez dos detidos estão em prisão preventiva e os restantes sete proibidos de se ausentar de Portugal.

Os 17 arguidos respondiam perante a cúpula do gang em Tbilissi (capital da Geórgia) e Moscovo (capital da Rússia). A célula portuguesa era constituída por cadastrados especializados em abrir fechaduras de casas, de onde roubavam artigos de valor. Os detidos, presos em duas mega-operações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (denominadas ‘Gazua’), com o apoio da PSP, chegaram em momentos diferentes a Portugal.

Contavam com o apoio de cúmplices já cá radicados, que lhes forneciam estadia, viaturas e ferramentas. O gang fazia um estudo prévio dos alvos a atacar, bem como das rotinas das forças de segurança responsáveis pelo patrulhamento das zonas onde ficavam as casas escolhidas. Concretizados os furtos às residências, na sua maioria moradias e apartamentos de luxo, os bens desviados (dinheiro, joias, ouro e eletrónica) eram escoados para fora de Portugal.

A investigação ao gang foi coordenada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal. Foram interrogadas quase 30 testemunhas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8