page view

Migrantes escondiam dinheiro

Marinha resgata 45 que eram traficados em veleiro.

31 de julho de 2017 às 08:10

Na roupa interior os migrantes tinham cozido grandes quantias de dinheiro em euros e dólares. Seriam para comprar a entrada na Europa, por Itália. Quarenta e cinco, supostamente originários do Irão, Síria e Iraque, foram resgatados sábado à noite do Mediterrâneo pelo navio patrulha ‘Tejo’ da Marinha portuguesa, em missão da agência europeia de fronteiras Frontex. Eram escondidos por três traficantes de pessoas no interior de um veleiro de turismo.

Segundo apurou o CM, o veleiro foi alugado por seis ucranianos. A rede de tráfico de pessoas já estava sob suspeita e os movimentos foram vigiados. Terão ido buscar os migrantes à Turquia e navegaram pela Grécia até Itália, tendo como destino final Crotone.

O patrulha ‘Tejo’ vigiou o veleiro durante dois dias. Assim que perceberam, os traficantes esconderam os migrantes, entre eles 7 mulheres e 9 crianças, na cabine do veleiro. Assim que o barco entrou em águas italianas, foi abordado com apoio dos Fuzileiros portugueses. Os 29 migrantes homens foram embarcados no ‘Tejo’ e entregues às autoridades italianas no porto de Roccella Ionica.

Traficantes detidos

Os três traficantes de pessoas foram detidos e entregues às autoridades italianas. O patrulha ‘Tejo’ está a operar em Itália desde dia 22. A missão deverá terminar a 8 de setembro. A Marinha participa desde 2015.

Missões várias

O patrulha ‘Tejo’ faz vigilância das fronteiras marítimas e combate crimes de contrabando de bens e tráfico de migrantes, tendo embarcada uma inspetora do SEF e um agente italiano da Guardia de Finanza. A tripulação está preparada para efetuar salvamento de náufragos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8