page view

Morreu Tarzan Taborda

O antigo campeão de luta livre Tarzan Taborda faleceu ontem aos 78 anos, vítima de ataque cardíaco. Albano Taborda Curto Esteves, natural de Vila do Bispo (Penamacor) conquistou a fama internacional pelo nome de Tarzan Taborda.

10 de setembro de 2005 às 00:00

Nos seus mais de quatro mil combates coleccionou algumas vitórias dignas de um Hércules, obtendo fama mundial nesta modalidade também com os nomes de Taborda ‘Sputnik’ ou Tarzan ‘Curtys’.

Penta campeão Mundial e tetra campeão Europeu, fez uma carreira inigualável. Os últimos grandes combates do Tarzan datam de 1981 quando fechou em grande a sua carreira de lutador no Coliseu dos Recreios derrotando sucessivos adversários em espectáculos que arrastavam multidões.

Taborda obteve o segundo lugar como Mister Europa, foi bailarino no Lido de Paris e duplo de cinema em Hollywood, onde contracenou com Brigitte Bardot, Alain Delon, John Wayne e Robert Mitchum.

Terminada a carreira de lutador, o ex-atleta escreveu o livro ‘Como Prolongar a Vida com Força, Saúde e Beleza’ onde indicava conselhos sobre cultura e bem-estar físico.

Nos últimos anos da sua vida Tarzan Taborda viveu na Fonte de Telha (Almada) onde viria a falecer. O corpo está em câmara-ardente na Igreja da Charneca de Caparica e o funeral realiza-se hoje no cemitério de Vale Flor, no Feijó.

Na pequena localidade do concelho de Almada a morte repentina do atleta causou surpresa. Manuel dos Frangos, proprietário de uma casa de frango assado, lembra que quinta-feira Taborda tinha ido ao seu estabelecimento e “nada deixava adivinhar que estivesse doente”.

Tarzan Taborda recordava que o gosto pelo desporto começou quando tinha 14 anos e “corria por todo o lado”. “Corria tanto que em Penamacor, as pessoas chamavam-me maluquinho.”

DEU NOME A MEIA-MARATONA

“Uma grande perda para o concelho e para o País.” É assim que António Cabanas, vereador com o pelouro do Desporto em Penamacor, reage à morte do maior campeão português de luta livre, nascido na aldeia de Vila do Bispo, distrito de Castelo Branco. O autarca recorda Taborda como um “homem que nunca voltou costas às suas raízes” e que “promoveu a prática desportiva no concelho até ao fim da sua vida.” De tal forma que a Meia-Maratona de Penamacor tem o nome de Tarzan Taborda há quatro anos. A título de exemplo da dedicação do lutador à terra que o viu nascer, Cabanas refere um projecto desportivo que fica agora incompleto: “Ele estava a oferecer equipamento que seria colocado no pavilhão municipal para a prática de musculação gratuita.”

BRIGITTE BARDOT

Na altura a mulher mais bela do Mundo, Brigitte Bardot foi recebida em Lisboa em 1956, com o seu marido Jacques Charrier por Tarzan Taborda.

WRESTLING

Com José Luís arrastava multidões para verem os combates de luta livre americana no Coliseu dos Recreios e Pavilhão dos Desportos. Mais tarde foi comentador de wrestling.

QUIROPATA

Tarzan Taborda teve como última actividade profissional a quiropatia. Vulgarmente conhecidos por endireitas, os quiropatas tentam corrigir o alinhamento da coluna com as mãos.

ÚLTIMO ADEUS

Familiares e amigos participam hoje, pelas 15h00, no último adeus a Tarzan Taborda. O funeral realiza-se no cemitério do Feijó (Almada).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8