page view

Roubo à neta de ‘barão do Ave’ rende um milhão de euros

Assalto milionário a quinta de família quando a proprietária saiu duas horas de casa.

30 de novembro de 2017 às 01:30

Foi um assalto milionário, rápido e silencioso. No último dia 19, numa quinta em Macieira da Maia, Vila do Conde, um grupo de assaltantes conseguiu roubar várias dezenas de peças de ourivesaria, joalharia, relojoaria e armas antigas. Tudo avaliado num valor superior a um milhão de euros.

O assalto aconteceu no domingo de manhã, numa altura em que a proprietária se ausentou de casa durante cerca de duas horas. Os assaltantes partiram uma porta de vidro da habitação e no interior deixaram um verdadeiro rasto de destruição. Vasculharam rapidamente algumas das divisões da casa, mas foi do interior de um dos quartos, onde estava um cofre, que levaram as peças em ouro de maior valor e que já estavam na família há várias gerações, conforme apurou o CM

Depois de realizarem o furto milionário, os assaltantes fugiram do local, num jipe da dona da casa, que foi encontrado cerca de duas horas depois na Mealhada, totalmente incendiado para apagar vestígios dos autores do crime – como ADN ou impressões digitais. O assalto ocorreu numa quinta bastante conhecida na cidade.

A proprietária, neta do chamado ‘barão do Ave’ e filha de Bento Amorim, que já foi presidente da Câmara de Vila do Conde, ficou em choque com o assalto e não acredita que vá recuperar os bens roubados. No dia 20, um outro assalto ocorreu na Póvoa de Varzim. Os assaltantes aproveitaram que ninguém estava no interior da habitação e furtaram várias peças em ouro, avaliadas em milhares de euros.

As autoridades encontram-se a investigar os dois casos.

PORMENORES 

Peças de valor

Ao que o CM conseguiu apurar, só um dos anéis furtados e que já estava na família há várias gerações valia uma fortuna. Fora avaliado antes do assalto e dava para comprar uma casa de luxo virada para o mar.

Sem testemunhas

Os assaltos demoraram poucos minutos a serem realizados. Nos dois casos, e apesar de serem em zonas com movimento, não há ninguém que tenha presenciado movimentações estranhas.

Terceiro assalto

É a terceira vez que a quinta em Vila do Conde é assaltada, mas só desta vez entraram na casa. Nas duas últimas vezes levaram algumas alfaias agrícolas que estavam no exterior da habitação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8