page view

São Cipriano vive rivalidades

É uma tarde de domingo de festa e rivalidade em São Cipriano, Resende. Este ano, a festa do Senhor dos Aflitos tem o ponto alto em 8 de Agosto, um domingo dedicado ao despique das duas bandas da terra: a Banda de S. Cipriano ‘A Nova’ e a Banda de S. Cipriano ‘A Velha’.

08 de junho de 2010 às 00:30

Numa rivalidade só comparável ao futebol, há na localidade os apoiantes da ‘Velha’ e os da ‘Nova’, que, naquela tarde, se apresentam em frente ao coreto onde a ‘sua’ banda actua. Por norma, o resultado é um empate, quer na qualidade da actuação quer na vivacidade dos aplausos, mas noutros tempos a coisa afinava e o dia terminava com uma sessão de pancadaria entre os apoiantes.

Hoje, o povo é mais brando e, sobretudo, mais civilizado, pelo que a tarde termina quase sempre com uma saída em conjunto e com cordiais cumprimentos entre os ‘mestres’ das bandas.

A festa em Honra do Senhor dos Aflitos realiza-se há mais de 300 anos nesta aldeia de vinhedos e cerejais, coroada pela ‘Queiroziana’ Ilustre Casa de Ramires. Começa na sexta à noite (dia 6), com um Festival de Folclore, tem o já tradicional baile de sábado à noite para os mais novos e, no domingo, uma longa procissão, entre a igreja paroquial, onde a manhã termina com uma Missa, cantada pela Banda ‘A Velha’.

A procissão conta com cinco andores e integra todas as bandeiras de irmandades e confrarias da terra.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8