page view

Veleiro foi resgatado após ficar em perigo

Embarcação estava a aproximar-se da costa e corria risco de embater contra as rochas.

08 de novembro de 2016 às 08:28

Com artes de pesca presas na hélice, o veleiro, com dois tripulantes ingleses a bordo, ficou à deriva e em risco de ir embater contra as falésias existentes na zona do Cabo de São Vicente, em Sagres, durante a madrugada de ontem. Acabou por ser resgatado pelo salva-vidas ‘Diligente’, da Estação do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) de Sagres.

Segundo o CM apurou junto do comandante Conceição Duarte, da Capitania do Porto de Lagos, que coordenou a operação de resgate, o alerta foi dado pelas 00h00. "O veleiro inglês, com 15 metros de comprimento, encontrava-se a navegar a cerca de uma milha do Cabo de São Vicente quando ficou com vários cabos enredados na hélice. Uma vez que se encontrava já muito perto da costa, havia o perigo de ir contra as rochas."

Os dois tripulantes, um homem de 63 anos e uma mulher de 43, não tiveram outra hipótese a não ser pedir ajuda.

"O salva-vidas foi de imediato acionado e assistiu a embarcação, a qual foi em seguida rebocada para o Porto da Baleeira, em Sagres, onde atracou em segurança, às 03h30. Tanto o homem como a mulher encontravam-se bem, apesar do susto que apanharam", referiu ainda o comandante Conceição Duarte. A operação de remoção dos cabos que prendiam a hélice foi feita durante o dia de ontem, com sucesso, pelo dono do veleiro, que tem curso de mergulho. O casal, que tinha saído de Brighton, em Inglaterra, em direção a Lagos, deverá hoje velejar para o seu destino.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8