page view

Seis mil taxistas na mira das secretas

PSP e SIS foram passageiros para recolher informações. Saiba o percurso do protesto de 2ª feira.

09 de outubro de 2016 às 01:45

Seis mil taxistas na mira das secretas

A PSP começou logo a trabalhar, a 7 de setembro, quando as duas maiores associações representativas dos taxistas (Federação Portuguesa do Táxi e ANTRAL) anunciaram um megaprotesto para amanhã, dia 10, em Lisboa. Agentes à civil, com a ajuda de operacionais dos Serviços de Informações de Segurança (SIS), transformaram-se em passageiros de táxis, com o objetivo de localizar e identificar potenciais focos de distúrbios.

Documentos

taxistas

O objetivo é claro: a polícia quis, com tempo, começar a preparar a operação de segurança da manifestação de amanhã, com a noção de que pode haver confrontos. Ao que o CM apurou, o reforço de segurança ao secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, alvo de ameaças de morte nas redes sociais, foi reflexo deste trabalho. Além disso, a polícia quer impedir que motoristas afetos à Uber e à Cabify – plataformas online de transporte – se cruzem com o cortejo de seis mil taxistas.

O protesto está marcado para sair pelas 08h30 do Parque das Nações em direção ao Parlamento. A GNR vai participar na operação de segurança dos taxistas envolvidos no protesto, reforçando o patrulhamento na A1 e A2, respetivamente acessos norte e sul a Lisboa.

A garantir uma presença musculada ao longo do trajeto na capital estará um grupo de 60 agentes do Corpo de Intervenção. Os polícias de elite têm ordens para se concentrarem no início do percurso e acompanharem o trajeto dos motoristas. De prevenção estará ainda o Grupo Cinotécnico, que disponibiliza binómios homem-cão treinados para repor a ordem pública.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8