page view

Aposentação de professores em mínimos históricos

Este ano reformaram-se cerca de 600 professores, o número mais baixo de sempre.

31 de outubro de 2016 às 08:24

O número de professores aposentados desceu este ano para mínimos histórico. Quando faltam ainda conhecer os números de dezembro, apenas 561 docentes pediram a reforma, pelo que os valores no final do ano deverão rondar os 600 professores. É cinco vezes menos do que a média de 3232 docentes que se aposentaram anualmente nos últimos sete anos , segundo dados do blogue especializado Arlindovsky.

Na origem desta redução, já verificada nos dois últimos anos e que se acentuou em 2016, está a subida da idade de aposentação para mais de 66 anos e o aumento das penalizações para reformas antecipadas, que atinge os 6% ao ano.

"Um professor de 60 anos que trabalhe desde os 20, apesar de já ter completado 40 anos de vida contributiva seria penalizado em 36% na reforma antecipada, só devido à idade, sem contar com outras reduções", exemplifica Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, frisando que "a esmagadora maioria não tem alternativa que não seja manter-se até ao limite".

As consequências são o envelhecimento da classe. "É inaceitável o que se está a passar quando todos conhecem as consequências: maiores dificuldades no exercício profissional, absentismo por doença a aumentar, milhares com doenças incapacitantes, e impedimento da entrada dos mais jovens, trazendo os seus conhecimentos e dinâmicas", afirma Mário Nogueira, que elege a antecipação da idade da reforma como "um dos principais motivos de luta" e critica "a hipocrisia dos que dizem conhecer o problema e nada fazem". "Há dias, pela segunda vez este ano, vimos PS, PSD e CDS juntos votarem contra um regime de aposentação justo", disse.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8