Dez conselhos para quem tem asma e para quem vive com asmáticos.
Se não sofre com asma, certamente tem um familiar ou amigo com a doença. Este problema de saúde pública afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Só em Portugal, um milhão de pessoas têm asma.
A doença sem cura é a principal causa de hospitalização das crianças nos países desenvolvidos. Apesar dos avanços na medicina, prevê-se que o número de pessoas com asma aumente de forma significativa nos próximos anos.
A morte pode ser uma das consequências da asma, mas apenas em casos extremos onde não há acompanhamento do doente nem se cumpre com a medicação.
UMA MÃE QUE ENCONTROU INSPIRAÇÃO NA ASMA DA FILHA
Sílvia Rocha, professora da Universidade de Aveiro, descobriu em 2006 que a filha, na altura com sete anos, tinha asma. "Teve um conjunto de infeções. Foi parar ao hospital e os testes médicos acabaram por lhe diagnosticar asma."
Com os problemas respiratórios a antever "prognósticos bem mais complicados", Sílvia Rocha reagiu com "calma e serenidade" à identificação da doença crónica. A mãe admite, no entanto, que pouco conhecia sobre a doença.
Numa altura da sua vida em que sente "necessidade de partilhar" o que sabe "com os outros", Sílvia Rocha decidiu escrever o ‘Descomplicar a Asma', um livro onde explica a pais e filhos como lidar com a doença da melhor forma.
CLIQUE NA IMAGEM E VEJA ALGUMAS DAS ILUSTRAÇÕES DO LIVRO 'DESCOMPLICAR A ASMA'
"Espero que chegue a muitas pessoas que precisam dele. Na altura em que se descobriu que a minha filha tinha asma dava jeito. É fundamental conhecer bem a doença e o que pode desencadear crises", explicou Sílvia Rocha em declarações ao CM
Inspirados pelo ‘Descomplicar a Asma', vamos deixar-lhe aqui alguns conselhos para lidar com a doença.
DEZ CONSELHOS PARA QUEM TEM ASMA E PARA QUEM VIVE COM ASMÁTICOS
1) Arejar e lavar com frequência almofadas, colchões, cortinados, sofás, tapetes peludos, livros e peluches. Estas práticas evitam o contacto com ácaros, organismos microscópicos que se encontram em diversos locais da casa;
2) Não passar muito tempo em contacto com árvores e plantas. Os pólenes destes seres vivos são uma das causas mais habituais de alergias e crises de asma;
3) Não ter como animais de estimação gatos, cães e roedores. Os pelos potenciam alergias;
4) Ter cuidado quando bebe leite ou come ovos, peixe, frutos secos e marisco. Este tipo de alimentos provocam crises de asma graves em algumas pessoas;
5) Evitar tomar aspirina e antibióticos como a penicilina e alguns anti-inflamatórios não esteróides;
6) Controlar a prática de exercício físico, mas não deixar de praticar. O desporto é fundamental para uma vida saudável;
7) Evitar perturbações emocionais. A asma é agravada pela ansiedade e tensão nervosa;
8) Ter cuidado redobrado quando se sofre de infeções das vias respiratórias ou constipações. Contaminações por vírus ou bactérias afetam as vias aéreas;
9) Não frequentar os mesmos locais que os fumadores. O fumo do tabaco irrita as vias respiratórias e aumenta sintomas de asma;
10) Evitar locais onde se utilizam materiais de limpeza químicos ou ambientadores e zonas com elevada poluição provocada pela construção de edifícios, transportes ou atividades agrícolas.
O QUE FAZER DURANTE ATAQUE DE ASMA
1) Sentar a pessoa em posição vertical, tranquilizá-la. Nunca deixe a pessoa sozinha durante uma crise de asma;
2) Aplicar o medicamento que o asmático costuma tomar;
3) Caso a pessoa não melhore após a medicação, chame uma ambulância.
BILHETE DE IDENTIDADE DO LIVRO
Título: ‘Descomplicar a Asma'
Autores: Sílvia M. Rocha, Ricardo G. Dias e André Moreira
Sinopse: Dois pais de meninas com asma querem partilhar com outros pais, professores ou outros educadores, o seu conhecimento e experiência sobre a asma.
Páginas: 174
Ano: 2013
Editor: Universidade de Aveiro - Theoria Poiesis Praxis
ISBN: 9789727893638
Preço: 11 euros na Universidade de Aveiro
CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA ALGUNS FAMOSOS QUE SOFREM COM ASMA
VEJA O VÍDEO DA ASSOCIAÇÃO NORTE-AMERICANA DOS ASMÁTICOS (EM INGLÊS, NÃO LEGENDADO)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.