page view

Aprovada proposta de lei que permite legalizar habitações na Culatra

Alteração do regime de utilização dos recursos hídricos legaliza primeiras habitações em núcleos residenciais piscatórios consolidados.

28 de setembro de 2017 às 20:40

O Governo aprovou esta quinta-feira a proposta de lei que altera o regime de utilização dos recursos hídricos, o que vai permitir legalizar primeiras habitações em núcleos residenciais piscatórios consolidados, como a Culatra, em Faro.

"Esta alteração permitirá a regularização de situações de ocupação do domínio público hídrico sem o devido título de utilização", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros de hoje, que refere que poderá agora haver um "tratamento adequado de situações para as quais as regras vigentes se manifestavam desadequadas".

O regime transitório proposto "aplica-se a casos excecionais de ocupação existente não titulada, reconhecidos pelo Governo, dispensando a realização de procedimento concursal para a escolha do utilizador e permitindo a renovação dos títulos de utilização por um período máximo de 30 anos", acrescenta o comunicado.

Com as novas regras, será possível concretizar o Projeto de Intervenção e Requalificação (PIR) da Culatra, já homologado, e que envolve um investimento aproximado de 1,5 milhões de euros.

Com a concretização deste projeto, os pescadores e viveiristas vão poder legalizar as habitações, podendo a transmissão ser feita aos filhos, desde que mantenham a atividade.

O núcleo da Culatra, que se situa numa ilha barreira com o mesmo nome, na Ria Formosa, é um local onde vivem quase exclusivamente pessoas com atividades tradicionais, como mariscadores e pescadores.

Elaborado pela Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, o PIR da Culatra foi aprovado em março, viabilizando um investimento até 1,5 milhões de euros na reabilitação do espaço público.

O plano de Requalificação e Integração da Culatra estava previsto no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) desde 2005 e aguardava aprovação há cerca de dez anos.

A ilha da Culatra pertence ao concelho de Faro e é composta por três núcleos: Culatra, Farol e Hangares.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8