page view

Associação ambiental promove manifesto para entregar aos candidatos às autárquicas no Seixal

Alguns dos objetivos passam por propor soluções para melhorar a oferta pública de transportes e reduzir a dependência do automóvel no concelho.

19 de setembro de 2025 às 19:15

Uma associação ambientalista do Seixal, no distrito de Setúbal, desafiou os moradores do concelho a participar na criação de um manifesto a ser entregue aos candidatos autárquicos com soluções para melhorar a qualidade ambiental do território.

A iniciativa da Associação Seixal+Verde, organizada em parceria com o Pacto Climático Europeu, vai decorrer no sábado, no espaço Seixal Old Village, entre as 10:00 e as 13:00, com um 'workshop' participativo onde será apresentada uma proposta de manifesto para debate e finalização com os cidadãos que pretendam dar contributos.

O objetivo, segundo os organizadores, é propor soluções para melhorar a oferta pública de transportes, reduzir a dependência do automóvel no concelho, melhorar a qualidade ambiental do território e incentivar uma maior participação cívica nestas matérias.

O texto final do "Manifesto por um Seixal+Verde" será depois entregue aos candidatos do município nas eleições autárquicas de 12 de outubro, para que se "comprometam a lutar por maiores frequências nos comboios, autocarros e barcos que servem o concelho nas horas de ponta, bem como por horários e ligações compatíveis destes transportes entre si e investimento em pistas cicláveis seguras no concelho".

O manifesto apela a compromissos públicos dos candidatos autárquicos com metas e calendários, tendo como principal objetivo desenvolver alternativas seguras ao automóvel no concelho e melhorar a sua qualidade ambiental.

Segundo o movimento, o atual retrato demográfico do Seixal sustenta o apelo formulado no manifesto: "com 95 quilómetros quadrados e mais de 173 mil habitantes em 2023, o concelho tem crescido a um ritmo anual médio de 0,6% sem que a capacidade fluvial, ferroviária e rodoviária pública acompanhem a procura diária dos moradores".

Por outro lado, adianta a Associação Ambiental Seixal+Verde, entre as diferentes freguesias persistem falhas de cobertura, sobrelotação das unidades circulantes e horários pouco fiáveis, empurrando muitos residentes para o automóvel, a que acresce "a inexistência de uma rede ciclável contínua e protegida que ligue os bairros às estações da Fertagus e ao terminal fluvial".

"O Manifesto Seixal+Verde enquadra as suas propostas aos candidatos autárquicos na urgência na meta nacional de redução de emissões", afirma a coordenadora Sabrina Fialho.

Constituída formalmente em março de 2025, a Seixal+Verde define-se como uma associação sem fins lucrativos e sem afinidade política com a missão central de contribuir para a preservação do ambiente e da biodiversidade, incentivar a participação cidadã e zelar para que os compromissos climáticos sejam cumpridos no município.

O Pacto Climático Europeu é uma iniciativa central do European Green Deal promovido pela União Europeia, coordenada pela ZERO em Portugal.

O seu objetivo é mobilizar as comunidades na Europa para os investimentos, atividades e processos que sejam progressivamente menos dependentes dos combustíveis fósseis e da emissão de outros gases com efeito de estufa, promovendo a transição para modos de vida mais seguros e saudáveis e para uma economia sustentável.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8