page view

Chaminés da antiga central termoelétrica de Sines no chão em poucos segundos

Caíram com recurso a explosivos. Em curso processo de desmantelamento que deve estar concluído em 2028.

03 de outubro de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Chaminés da antiga central termoelétrica de Sines no chão em poucos segundos

As duas icónicas chaminés da antiga central termoelétrica de Sines, junto à praia de São Torpes, foram na quinta-feira derrubadas, no âmbito do desmantelamento e demolição da unidade, processo que começou em 2023 e deve estar concluído em 2028.

As chaminés foram derrubadas em poucos segundos, de forma controlada dentro do perímetro da central, com recurso a explosivos, método escolhido por ser o mais seguro e eficiente. “Foi uma operação que obrigou ao corte de várias estradas por motivos de segurança, mas decorreu tudo como estava planeado”, afirmou José Manuel Arsénio, vereador da Proteção Civil na Câmara de Sines.

A EDP encerrou a 15 de janeiro de 2021 a central a carvão de Sines, um fecho antecipado e justificado pela empresa pela deterioração das condições de mercado. Com uma potência de 1256 MW, a central termoelétrica chegou a abastecer um terço da eletricidade consumida em Portugal, no início dos anos 1990, e foi perdendo peso com o crescimento das energias renováveis, tendo assegurado apenas 4% do consumo em 2020.

Durante muitos anos, o sistema de refrigeração da central aquecia a água da praia de São Torpes, que, por esse motivo, era muito procurada por banhistas de todo o País. No local da antiga central termoelétrica deverão agora surgir projetos de produção do chamado hidrogénio verde, promovidos pela EDP.

A central termoelétrica a carvão começou a ser construída em 1979 e entrou em funcionamento em 1985 com o objetivo de fornecer energia ao Complexo Industrial de Sines.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8