page view

Grua tomba e derrama gasóleo e óleo na ria

Máquina estava na zona das Quatro Águas em trabalhos de requalificação do molhe Nascente.

29 de abril de 2017 às 09:33

Uma grua que estava a fazer trabalhos de requalificação no molhe Nascente, na zona das Quatro Águas, no concelho de Tavira, tombou e derramou perto de 600 litros de combustível e óleo hidráulico na ria Formosa. A Autoridade Marítima conseguiu conter o foco de poluição e a limpeza deverá terminar amanhã. Ninguém ficou ferido.

O incidente aconteceu na quinta-feira à tarde. A grua, ao que o CM apurou, não terá aguentado o peso das pedras que estava a carregar e tombou para a ria Formosa. Após a queda, o equipamento derramou na água entre 200 a 300 litros de gasóleo e ainda 200 a 300 litros de óleo hidráulico. Foi de imediato estabelecido o 3º grau do Plano Mar Limpo por parte da Autoridade Marítima.

"Já foi feita a contenção do material derramado e estamos agora a fazer os trabalhos de limpeza do foco de poluição", explicou ao CM o comandante da Capitania do Porto de Tavira, Pedro Palma, que está a coordenar toda a operação. No entanto, os trabalhos de limpeza tiveram de ser suspensos, durante a tarde de ontem, enquanto duas outras gruas, vindas de Lisboa , retiraram o equipamento tombado das águas da ria Formosa.

A operação está a envolver a participação de 14 elementos operacionais da Autoridade Marítima, uma embarcação e sete viaturas.

O comandante da Capitania do Porto de Tavira, Pedro Palma, espera que todos os trabalhos de limpeza estejam terminados durante o dia de amanhã.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8