page view

Máquina para exames avariada uma semana no Hospital de Faro

Equipamento de TAC avariou na sexta-feira passada e só esta quinta-feira ficou operacional.

28 de abril de 2017 às 08:29

Dezenas de doentes do Hospital de Faro foram desviadas para outras unidades de saúde para realizarem exames complementares de diagnóstico porque a máquina de Tomografia Axial Computadorizada (TAC) esteve avariada durante sete dias. O Centro Hospitalar do Algarve (CHA), que gere todos os hospitais da região, confirmou o problema ao CM e garantiu que a avaria no equipamento foi resolvida ontem, depois de uma semana inoperacional.

A máquina de TAC, requisitada com muita frequência pelos médicos para diagnósticos de urgência devido à sua grande precisão, ao que o CM apurou, avariou na sexta-feira passada. Os exames de maior urgência tiveram de ser realizados em unidades privadas, obrigando ao transporte de vários doentes e a transtornos, assim como elevados custos para o Estado. Questionada pelo CM, fonte da administração do CHA confirmou a avaria do equipamento, garantindo, no entanto, que "todos os utentes que carecem ou careceram de TAC urgente tiveram uma resposta atempada e de proximidade, suportada pelo Centro Hospitalar do Algarve, através da realização do referido meio complementar de diagnóstico em unidades de saúde privadas, através de um processo de contratualização".

Já os exames marcados atempadamente mas que não eram considerados urgentes foram assegurados pelo "equipamento de TAC instalado na unidade de Portimão".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8