page view

Ministro da Educação quer mudar forma de eleição dos diretores

Fernando Alexandre diz que criação de Estatuto do Diretor "é uma prioridade".

03 de abril de 2025 às 01:30

O ministro da Educação, Ciência e Inovação prometeu mudanças no regime de gestão das escolas, nomeadamente no método de eleição dos diretores. “Vamos mexer nessa dimensão da administração escolar. Vamos repensar a forma como o diretor é eleito e vamos rever também aquilo que são as competências do diretor", afirmou Fernando Alexandre, sublinhando que a criação do Estatuto do Diretor "é uma prioridade". 

O ministro reiterou o objetivo de prosseguir no cargo se o resultados das eleições for favorável. "Esperamos mesmo poder continuar a concretizar aquilo que estamos a tentar fazer para melhorar a educação em Portugal”, afirmou num debate organizado pelo PSD das Caldas da Rainha, realizado no Centro Cultural e de Congressos da cidade. 

O ministro da Educação apontou ainda a necessidade de abrir mais salas para acolher os alunos estrangeiros. “Temos que contratar mais pessoas, abrir mais salas. São problemas bons. Há uns anos, vivíamos o contrário, fechávamos salas e escolas. Isto agora é positivo, mas temos que saber aproveitar esta oportunidade”, afirmou, citado pelo jornal 'Mais Oeste', apontando o objetivo de integrar e detetar talentos entre os alunos estrangeiros e portugueses: “Temos mais de 150 mil crianças estrangeiras e o sistema educativo tem que cumprir a sua missão, que é descobrir talentos e fazê-los florescer, tanto nos portugueses como naqueles que escolhem vir para cá”.

SAIBA MAIS

Acordo histórico

O ministro considerou que não foi dado aos professores “o valor que merecem na nossa sociedade”. “O professor sente que perdeu autoridade”, afirmou, considerando a recuperação do tempo de serviço “um acordo histórico”.

80 ganham mais

O diretor do Agrupamento Raul Proença criticou o facto de o acréscimo remuneratório dos diretores ser o mesmo desde 2008. “Mais de 80 professores no meu agrupamento ganham mais do que o diretor”, afirmou João Silva.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8