page view

Sete sirenes vão alertar para tsunamis em Quarteira e Vilamoura

Torres sonoras já estão a ser montadas e na terça-feira serão feitos testes acústicos, entre as 14h30 e 16h30. Está a ser também instalada sinalética das vias de evacuação até aos pontos de encontro considerados locais seguros.

28 de setembro de 2025 às 16:50

Quarteira e Vilamoura vão passar a ter um sistema de alerta para tsunamis, composto por sete sirenes instaladas em locais estratégicos ao longo dos cerca de 14 quilómetros de costa do concelho de Loulé. As torres sonoras já estão a ser montadas e na terça-feira serão feitos testes acústicos, entre as 14h30 e 16h30.

Segundo o CM apurou, as sirenes estão a ser instaladas junto à Marina de Vilamoura, posto da GNR de Vilamoura, Piscinas Municipais de Quarteira, praia de Vilamoura, Largo das Cortes Reais, Hotel D. José e na zona Quarteira Nascente, junto ao apoio de praia a Gaivota.

Em simultâneo está a ser instalada sinalética das vias de evacuação até aos pontos de encontro considerados locais seguros.

Segundo o Município de Loulé, estas ações integram-se no programa Tsunami Ready, uma iniciativa internacional da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO-IOC, cujo objetivo é a "mitigação do risco de tsunami com a adoção de medidas de autoproteção, aumentando desta forma a resiliência das comunidades costeiras face ao mesmo".

Além dos acidentes graves e catástrofes, este sistema sonoro pode ainda vir a ser usado para alertar a população para outros riscos, por exemplo, ondas de calor ou agitação marítima.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8