page view

Now mostra toda a vida de Berlusconi

'Berlusconi, Condenado a Vencer' divide-se em três partes, que passam hoje, amanhã e sexta-feira no canal 9.

01 de outubro de 2025 às 01:30

O canal Now transmite esta noite, pelas 23h30, a primeira parte do documentário 'Berlusconi, Condenado a Vencer', sobre a ascensão, os negócios e os escândalos que envolveram a vida do antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, o primeiro político populista europeu do pós-guerra a chegar ao poder.

 Dirigido por Sam Blair ('Maradona ‘86' ou 'Ronnie O’Sullivan: The Edge of Everything') e produzido pela Box to Box Films, 'Berlusconi, Condenado a Vencer' mostra como o empresário passou de influente magnata na área dos media a proprietário do AC Milan, destacando a forma como transformou o seu clube num dos maiores do Mundo mas também como é que este o ajudou a tornar-se uma das figuras políticas mais poderosas — e polémicas — das últimas décadas. 

Ao revelar como Berlusconi capitalizou as vitórias da equipa para alimentar a sua própria popularidade e preparar terreno para um domínio que durou décadas, o documentário levanta também questões preocupantes sobre a forma como o desporto pode mascarar a corrupção, branquear narrativas e oferecer um caminho de acesso ao poder com consequências que vão muito para além do futebol. 

"Silvio Berlusconi é uma das figuras mais complexas do nosso tempo", afirmou Blair. "A sua história é mais do que futebol ou política — é sobre ambição, poder e a forma como o desporto pode ser usado para reformular a identidade de toda uma nação".

A primeira parte, que hoje é emitida no Now, conta os primórdios de Berlusconi enquanto empresário do ramo imobiliário e a sua entrada na esfera dos media, traçando em simultâneo um retrato social, económico e político de Milão, capital mundial da moda e do comércio que encarnou a promessa do crescimento económico e da influência do país. A segunda parte (que o Now exibe amanhã, à mesma hora) explora a forte ligação entre o futebol e a cultura italiana e a forma como isso tornou Berlusconi o homem mais poderoso de Itália. A parte 3 (vai para o ar sexta-feira) exalta o culto à personalidade do líder, o que o faz escapar incólume a acusações e julgamentos, mesmo quando os mais apaixonados adeptos do AC se predispõem a lutar contra as contradições.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8