Os últimos episódios de ‘Belíssima’, em exibição na SIC, vão revelar uma surpresa. Quem era o marido português que ‘Safira’ (Cláudia Raia) teve. A filha, ‘Maria João’ (Bianca Comparato), ficará a saber que o seu pai se chama ‘Nuno’, um actor nascido em Canas de Senhorim e que chegou a ser o galã da televisão brasileira.
Como o público gostou muito de ‘Maria João’, houve necessidade de trazer à cena o seu pai. Tony Correia, assim se chama o actor de interpreta ‘Nuno’, acabou por ser um dos muitos maridos de ‘Safira’, que não teve problemas em escolhê-los através do mapa-mundo. O produtor preparou a chegada do pai de ‘Maria João’, que aparecerá nos capítulos finais da novela já concluída no Brasil. “O público queria que o personagem ficasse mais tempo e criasse uma relação mais forte, mas não houve mais tempo para desenvolver o ‘Nuno’. De qualquer forma, houve uma surpresa final”, conta, ao CM Tony Correia.
Mas quem é este actor que nasceu numa vila beirã que chegou a aparecer nos telejornais pelo polémico anseio de se tornar sede de concelho. De Canas de Senhorim, Tony Correia emigrou para o Brasil, onde chegou em 1976. Foi de barco e o objectivo era visitar os tios que viviam no Rio de Janeiro. O espírito aventureiro ‘obrigou-o’ a outras visitas, uma delas determinante: os estúdios da Globo. Foi para conhecer a maior ‘fábrica’ de TV brasileira e saiu debaixo do olho de Moacyr Deriquem, o produtor de ‘O Casarão’. Acabou por, ao lado de outra portuguesa, Laura Soveral, arranjar um papel (‘Jacinto’) e um motivo para ficar a viver no Brasil.
O sucesso estava garantido. “Era uma loucura. Na semana em que Elvis Presley morreu, eu era capa de revistas”, diz o actor ao CM. Hoje é conhecido pelo ‘portuguesinho’, mas ele considera-se “um actor brasileiro, que precisa de perder o sotaque”.
Galã, aos olhos dos brasileiros, que, até pela sua figura, nem acreditavam que fosse português, Tony teve necessidade de partir em busca de novos desafios, optando pela França. Para sustentar a família, o emigrante aceitou um convite da France Telecom para trabalhar na área da publicidade, mas não se quedou por aí durante os onze anos que permaneceu no país. Cansado, regressou ao Brasil em 2000 e, claro, voltaram “a chamar-me louco por partir para outra aventura”. A última conhecida.
Tony Correia nasceu há 52 anos em Canas de Senhorim, distrito de Viseu, é formado em engenharia, estudou na Faculdade de Ciências de Paris e fez o curso de Literatura Portuguesa na Sorbonne. Vive no Rio de Janeiro, onde conheceu a carioca Renata, com quem casou em 1983, tendo da relação resultado dois filhos, Philippe, o mais velho, e Charles-Antoine. Os herdeiros do actor nasceram em França, onde o beirão trabalhou durante onze anos.
'CASARÃO' ASSINALA ESTREIA
Tony Correia foi o primeiro actor português a participar em novelas brasileiras, estreando-se em ‘O Casarão’, de Moacyr Deriquem. Nesse mesmo ano, 78, entrou, ainda, em ‘Locomotivas’. Integrou depois os elencos de ‘Celebridades’ (2004), ‘Sabor da Paixão’ (2003) e, mais recentemente, ‘Belíssima’, ainda em exibição na SIC. O português da Beira Alta teve o seu nome associado, em 2004, à mini-série ‘Um Só Coração’ e estreou em vários filmes: ‘O Gaurani’, de Fauze Mansur (78), ‘Iracema’ e a ‘Virgem dos Lábios de Mel’ (ambos em 79) e os ‘Campeões’ (81). Já este ano esteve em Portugal para participar nas filmagens de ‘Dotcom’, de Luís Galvão Teles, e, inspirado nos Descobrimentos, produziu o espectáculo ‘Navegar é preciso...’, a apresentar, no nosso país, em Setembro.
'É AGRADÁVEL CONTRACENAR COM A CLÁUDIA' (Tony Correia, actor português')
Correio da Manhã – Como foi contracenar com actores brasileiros?
Tony Correia – Foi muito agradável contracenar com a Cláudia Raia [protagoniza ‘Safira’ em ‘Belíssima’]. Todos os actores são muito engraçados, extremamente inteligentes, e foi-se criando uma cumplicidade dentro da situação que era naturalmente tensa, devido ao carinho da ‘filha’ para o ‘pai’. É sempre muito bom contracenar com actores e actrizes muito talentosos.
– Tem explicação para o facto de nunca ter participado numa novela portuguesa?
– Por um lado, talvez por causa da minha ausência. Por outro, por não ser fácil contactarem-me.
– Nem nunca foi convidado?
– Não, mas se surgisse a oportunidade, teria de ver a minha agenda com a Globo. Se, um dia, for convidado, terei todo o prazer em participar numa novela portuguesa.
– Regressar de vez a Portugal faz parte dos seus planos?
– Gostaria mais de fazer a chamada ponte aérea, ou seja, trabalhar num lado e noutro. Cada vez que se comemora o 10 de Junho [Dia de Portugal], fico com vontade de andar por Portugal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.