A Praia dos Pescadores, com o Albufeira Carpe Nox 2025, é o local mais animado de Portugal na Passagem de Ano.
27 de dezembro de 2024 às 11:43Um sucesso nos últimos três anos e que, por isso, vai para mais uma edição. Assim é o “Albufeira Carpe Nox”, evento responsável por levar alguns dos melhores artistas nacionais a Albufeira a 30 e 31 de dezembro, deixando em êxtase os visitantes e os albufeirenses em festa noite adentro.
Nesta quarta edição do Albufeira Carpe Nox vão estar presentes Dino D’Santiago, que vai subir ao palco da Praia dos Pescadores para um concerto especial; Xutos & Pontapés, que estão a celebrar 45 anos de carreira; a DJ Ana Isabel Arroja e o DJ Diego Miranda. Além dos nomes incontornáveis do panorama musical nacional, a autarquia aposta num palco arrojado, com a artista Margarida Vilanova a narrar a história de um momento artístico inédito com banda sonora sincronizada com o maior espetáculo de drones jamais realizado em Portugal, multimédia, luz e pirotecnia. “Todos os anos o município procura melhorar e inovar o programa”, começa por explicar, com orgulho, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, recordando que “o programa de Fim de Ano começa a ser trabalhado logo no início de janeiro, com reuniões com os serviços da autarquia e a produtora do evento, a empresa Tavolanostra – Eventos Globais”.
Para o autarca, esta é, sem dúvida, a melhor forma de se desejar um Bom Ano Novo ao público presente e aos milhares de visitantes que todos os anos escolhem Albufeira nesta época do ano. “Este é um momento de esperança, de renovação de desejos, de confraternização e de festa para todos, jovens, menos jovens e famílias que temos o prazer de receber no Albufeira Carpe Nox, que já se afirmou como uma marca incontornável para os programas de Fim de Ano a nível nacional e internacional”, salienta e prossegue: “No ano passado, quase todos os canais de televisão passaram imagens do espetáculo e muitas pessoas que viram ficaram com vontade de marcar presença na Festa de Fim de Ano em Albufeira.”
Paderne Medieval, Street Food Sem Fronteiras e muito mais
O Fim de Ano em Albufeira, porém, é mais do que o Carpe Nox, contemplando muitas outras atividades, até à primeira semana de janeiro, nomeadamente o Paderne Medieval, Albufeira Natal, o presépio ao ar livre da Guia, o Street Food Sem Fronteiras, entre outras iniciativas culturais e desportivas.
Em relação ao Paderne Medieval, a autarquia informa que “essa viagem ao passado terá uma duração de cinco dias”, entre 28 de dezembro e 2 de janeiro. Toda a Aldeia de Paderne vai reviver o século XIV, com muito comércio, religião, espetáculos, pelejas e até um cortejo histórico que retrata a cerimónia da entrega, por D. Dinis, da Carta de Doação do Castelo de Paderne à Ordem de Avis, como já é habitual neste cartaz, no primeiro dia do novo ano. Gastronomia não falta nesta iniciativa. Os horários são distintos: 28 de dezembro, das 15 às 23 horas; 29 de dezembro, das 12 às 23 horas; 30 de dezembro, das 12 às 23 horas; 31 de dezembro, das 12 às 20 horas; e 1 de janeiro, das 12 às 21 horas.
No que diz respeito ao Street Food Sem Fronteiras, que vai para a segunda edição, começa neste sábado e prolonga-se até terça-feira, no Largo Engenheiro Duarte Pacheco, entre as 18 e as 02 horas. O município explica que “haverá cerca de dezena e meia de pontos de gastronomia internacional ao dispor de todos, sob a coordenação do chef Nuno Bergonse, conhecido do grande público por ter sido jurado no programa Masterchef Portugal, sendo um dos nomes mais conhecidos da street food internacional, defendendo a dinamização da relação entre quem consome e quem cozinha”. É o local certo para os visitantes provarem sabores de outras partes do mundo.
Este é um momento de esperança, de renovação de desejos, de confraternização e de festa para todos, jovens, menos jovens e famílias que temos o prazer de receber no Albufeira Carpe Nox, que já se afirmou como uma marca incontornável para os programas de Fim de Ano a nível nacional e internacional
presidente da Câmara Municipal de Albufeira
A autarquia realça que esta iniciativa contempla a área da sustentabilidade pela ausência de recipientes de plástico, bem como vigilância, higiene e segurança adequadas.
Neste contexto, José Carlos Rolo lança um repto aos empresários locais e às associações turísticas e comerciais, para que “durante esta época festiva mantenham as portas abertas de modo que quem venha a Albufeira possa ter o que fazer e onde comer”. Para colmatar o problema em 2024, “o município inaugurou o Street Food Sem Fronteiras, com comidas e bebidas de todo o mundo, iniciativa que continua este ano”, concluiu.
Por tudo o que foi supracitado, existem bons motivos para fazer de Albufeira o lugar de eleição da Passagem de Ano em Portugal.