Correio da Manhã
JornalistaManuel Pizarro, do PS, e Miguel Corte-Real, do Chega, já votaram no município do Porto
Manuel Pizarro, do PS, e Miguel Corte-Real, do Chega, já votaram, este domingo no Porto. Ambos os candidatos estão na corrida à Câmara Municipal do Porto.
O candidato do Chega votou pelas 10h15 na Escola Leonardo Coimbra, em Lordelo do Ouro.
Aos jornalistas o candidato do partido socialista apelou ao voto. "Venham votar que também é um direito cívico", declarou.
Durante a sua intervenção recordou "a campanha animadora" do partido nas últimas semanas.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Comissão Nacional de Eleições considera que votação está a decorrer com normalidade
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) disse este domingo que a votação das eleições autárquicas para escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos "está a decorrer com normalidade".
Em declarações à Lusa, fonte oficial da CNE referiu que pelas 09h00 não havia registos de problemas na abertura das mesas de voto.
"[Houve] algumas situações muito pontuais de falta de membros nas mesas mas que ficaram resolvidas antes da abertura das mesas. Até agora [09h00] não temos registo de nenhum problema na abertura das mesas de voto", disse.
Lusa
Seguir Autor:
"Não estou a ver que existam muitas pessoas indecisas": Paulo Raimundo já votou em Alhos Vedros
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, votou, este domingo, pelas 9h35, em Alhos Vedros, no distrito de Setúbal.
"As pessoas têm todas as opções para votarem em quem quiserem", defendeu. "Não estou a ver que existam muitas pessoas indecisas", defendeu uma vez que considera que as eleições autárquicas são distintas neste aspeto.
O deputado do PCP afirmou que em relação aos resultados, "logo é que se vê".
VÍDEO: CMTV
Correio da Manhã
Seguir Autor:
"É nas autárquicas que se resolvem muitos dos problemas": Luís Carneiro já votou no Porto e apela à participação eleitoral
O secretário-geral do PS, Luís Carneiro, votou pelas 9h15 na escola secundária Alexandre Herculano, no Porto.
"Gostava de apelar a todos os portugueses e portuguesas que votem no poder local", afirmou Carneiro. Segundo o secretário do partido socialista "é nas autárquicas que se resolvem muitos dos problemas".
Num balanço positivo da campanha, referiu que o "PS voltou".
VÍDEO: CMTV
Correio da Manhã
Seguir Autor:
"É um dia muito importante para a nossa democracia": Luís Montenegro vota em Espinho
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, votou este domingo pelas 09h05 na Escola Básica n.º 2 de Espinho, no distrito de Aveiro.
"É um dia muito importante para a nossa democracia e o momento para fazer o último apelo aos portugueses para votarem", afirmou o líder do PSD aos jornalistas.
Montenegro afirmou que estas eleições "são importantes para o futuro de Portugal".
VÍDEO: CMTV
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Vai votar nos Açores? Urnas já abriram
As mesas de voto das eleições autárquicas abriram às 08h00 deste domingo nos Açores, uma hora depois das do continente e da Madeira, devido à diferença horária.
As urnas vão fechar às 19h00 locais nas nove ilhas do arquipélago, quando forem 20:00 no continente português e na Madeira.
Lusa
Seguir Autor:
Abstenção tem estado acima dos 40% nas eleições autárquicas. Há quatro anos foi a segunda maior
A taxa de abstenção em eleições autárquicas tem estado acima dos 40% desde 2009 e há quatro anos registou-se a segunda mais alta percentagem, 46,35%, um pouco abaixo do valor recorde de 47,4% atingido em 2013.
As eleições locais com maiores taxas de participação foram as de 1979 e 1982, com abstenções inferiores a 30%, respetivamente, de 26,23% e de 28,58%. Nas primeiras eleições autárquicas em democracia, em 1976, tinha havido 35,42% de abstenção.
Lusa
Seguir Autor:
Candidatos à Câmara do Porto votam de manhã e repõem tempo de família
Os cabeças de lista à Câmara do Porto vão este domingo votar logo de manhã, quase todos no próprio concelho, e depois dedicam o dia à família, em busca do tempo perdido após duas semanas de campanha eleitoral.
O mais madrugador é o ex-autarca Nuno Cardoso (NC/PPM), que pretende deixar o voto em urna na Escola Básica Paulo da Gama, em Lordelo do Ouro, pelas 08:00, passando o dia em família até às 18:00, quando se dirigirá para a sede de campanha, na Alameda das Antas.
Lusa
Seguir Autor:
Candidatos a Lisboa contam votar pela manhã e passar o dia em família
A maioria dos candidatos à presidência da Câmara de Lisboa pretende votar pela manhã e passar o dia de eleições em família, reunindo-se ao fim da tarde com os apoiantes para aguardar os resultados.
A Lusa questionou os nove candidatos à autarquia sobre o que tencionam fazer este domingo, tendo muitos dito que vão votar pela manhã, depois disso alguns vão à missa, mas todos querem passar o resto do dia com a família.
Lusa
Seguir Autor:
Urnas já abriram. Tem até às 19h para votar
As secções de voto para escolher os dirigentes do poder local abriram este domingo pelas 08h00.
Conforme o estipulado as urnas vão fechar às 19h00 (nos Açores fecham quando forem 20h00 no continente e na Madeira).
Nestas eleições autárquicas são esperados mais de 9,3 milhões de eleitores.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Todos os líderes partidários, Marcelo e Aguiar-Branco votam até ao meio-dia
Os líderes partidários, o Presidente da República e o presidente do parlamento vão às urnas na manhã de este domingo para votar nas eleições autárquicas, distribuídos sobretudo entre Porto e Lisboa, e sem qualquer local de voto em comum.
As assembleias de voto para as eleições autárquicas abrem às 08h00 e só encerram às 19h00, mas, conforme as agendas divulgadas, os líderes partidários optaram pela manhã para exercer o direito de voto, bem como o Presidente da República e o presidente da Assembleia da República.
Lusa
Seguir Autor:
Mais de 9,3 milhões de eleitores chamados hoje a escolher dirigentes do poder local
Mais de 9,3 milhões de eleitores estão este domingo inscritos para votar nas eleições que vão escolher os presidentes das 308 câmaras, além das assembleias municipais e das assembleias de freguesia para os próximos quatro anos.
As secções de voto estão abertas entre as 08h00 e as 19h00 (nos Açores fecham quando forem 20:00 no continente e na Madeira).
Lusa
Seguir Autor:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.