page view

Logo CStudio

Icone informativo

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Saiba como baixar a prestação do crédito habitação

As prestações dos créditos habitação não param de subir há mais de um ano. Contudo, não tem de ficar preso ao seu crédito: pode renegociá-lo com o seu banco ou transferi-lo para outra instituição que lhe seja mais vantajosa. Muito difícil e burocrático? A Flipai trata de tudo por si: desde analisar o mercado para lhe indicar a escolha acertada como acompanhá-lo ao longo de todo o processo.

27 de agosto de 2024 às 12:12

No fim do mês, a angústia é constante: o valor das contas para pagar é quase igual ao do vencimento que acaba de receber. Como reduzir as despesas para que o saldo possa aumentar e a vida ficar mais confortável? A solução pode ser mais simples do que parece. Qual, afinal, a maior conta a pagar todos os meses? Para a maior parte das famílias, a resposta é a mesma: a prestação do crédito habitação. Para diminuir as despesas, nada como conseguir reduzir este valor.

A tarefa pode parecer impossível, mas a verdade é que não é. Não só há vários bancos e instituições de crédito no mercado, com diferentes propostas e ofertas, como há várias modalidades de crédito habitação. E é possível que aquela que contratou há uns anos não seja a melhor e mais vantajosa para si hoje. Se não for, pode renegociar com o seu banco ou transferir o seu crédito para aquela que lhe oferecer melhores condições e lhe permita poupar ao fim do mês. Na maior parte dos casos, sem penalizações – ou com as penalizações pagas pela nova instituição.

Como descobri-lo? Tem duas alternativas. Ou consulta os vários bancos e instituições de crédito em busca da melhor proposta ou deixa que alguém especializado o faça por si. A Flipai, uma marca registada da Eupago para a atividade de intermediação de crédito bancário, faz-lhe todo o trabalho: recolhe informações junto das instituições financeiras, compara informações, seleciona a que é mais indicada para si e ainda o acompanha durante todo o processo. E tudo isto de forma gratuita (são as instituições parceiras que pagam o serviço).

Comece já a poupar

Para descobrir se vale a pena transferir o seu crédito habitação, nada como conhecer o mercado – e tentar prever os próximos anos. O segredo? A tendência Euribor nos próximos cinco anos. A maior parte dos créditos habitação em Portugal estão indexados à taxa Euribor. O que é que isso significa? Que quando esta sobe, também sobe a prestação do crédito. E quando baixa, baixa a prestação também. Nos últimos anos, a taxa Euribor tem subido e, com ela, as prestações dos créditos habitação da maior parte das famílias portuguesas. O que será que vai acontecer nos próximos anos? Não se sabe ao certo. Mas há tendências e vale sempre a pena estudar o mercado. Descubra o que é a Euribor e como se calcula, qual a previsão da Euribor para os próximos anos e como lidar com ela se já tem um crédito habitação e aqui qual é a taxa Euribor média, como afeta a prestação da casa e o que fazer se continuar a subir.

Depois de perceber como funciona a taxa Euribor, nada como descobrir se tem, ou não, o crédito habitação mais vantajoso para si e para o seu orçamento familiar. Para tal, vale a pena usar o simulador de transferência de crédito habitação que a Flipai lhe oferece. Basta inserir os seus dados e a Flipai vai-lhe dizer se lhe compensa transferir o seu crédito habitação ou não, para que instituição, em que modalidade, e quanto pode poupar com a transferência. Simples, rápido e à distância de um clique, sem ter de fazer contas e afogar-se em burocracias.

Taxas fixas e variáveis

Uma das grandes diferenças de créditos habitação está no tipo de taxa que tem: fixa ou variável. Na taxa fixa, paga sempre o mesmo ao longo do período contratado, sem surpresas, independentemente de a Euribor subir ou descer. Na taxa variável, o valor da sua prestação flutua de acordo com as flutuações da Euribor: pode subir ou descer, o que significa que vai haver meses muito bons – e meses muito maus. Descubra se a mudança de taxa fixa para taxa variável lhe convém, quais as diferenças entre ambas, e ainda o que é a taxa mista. E não desespere: nunca é tarde para mudar. Pode renegociar o crédito com o seu banco ou transferi-lo para outro banco. A Flipai ajuda-o a descobrir qual a melhor solução para o seu caso e a renegociar com o seu banco ou a transferir o crédito. Para começar a poupar já no final do próximo mês.

Amortizar o crédito

Às vezes, o mais óbvio é mesmo o mais simples. Se tem um crédito muito alto e liquidez disponível, nada como amortizá-lo (pagar uma parte substancial da dívida) para reduzir a prestação. O problema são os custos associados a esta amortização. Descubra quanto pode poupar ao amortizar o crédito habitação e quanto vai pagar para o fazer. A Flipai ajuda-o não só com todas estas contas como a fazer um plano de poupança para a amortização do crédito. Tudo de forma simples, rápida e eficiente. Aqui pode simular a amortização de crédito habitação

Investir a poupança na casa

Contas feitas e tudo tratado, começou finalmente, com a ajuda da Flipai, a poupar um bom dinheiro com a prestação do crédito habitação. E quer investir esse dinheiro de volta na sua casa, que já está a precisar de obras. Aproveite e, com o crédito pessoal para obras, faça a remodelação que já está adiada há anos, uma nova cozinha, uma nova canalização, um novo quarto para os seus filhos. Pode pedir até 75 mil euros para materiais, mão de obra, decoração, eletrodomésticos e mobiliário e pagá-los ao longo de 84 meses. Descubra tudo sobre o crédito para obras em casa e conte com a ajuda dos especialistas da Flipai para o orientarem ao longo de todo o processo.

1. No âmbito do Decreto-Lei n.o 81-C/2017, artigo 4º, alíneas a),b), e c), a Eupago - Instituição de Pagamento, Lda está autorizada a prestar serviços de: a) Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; b) Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos; c) Celebração de contratos de crédito com consumidores em nome dos mutuantes.

2. No âmbito do Decreto-Lei n.o 81-C/2017, artigo 7º, alínea c), a Eupago - Instituição de Pagamento, Lda está autorizada a prestar serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito.

3. A Eupago - Instituição de Pagamento, Lda celebrou contratos de intermediação de crédito com o BNI Europa, Banco BPI, Novo Banco, ABANCA – Corporación Bancaria SA  Sucursal em Portugal, Cofidis, Santander Consumer Finance – Sucursal em Portugal

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8