page view

Logo CStudio

Icone informativo

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Luz Saúde reforça cuidados de saúde de proximidade em Vila Franca de Xira

A nova clínica Hospital da Luz promete reforçar a resposta de saúde na região e aproximar os cuidados médicos de qualidade da população.

09 de outubro de 2025 às 13:40

Com uma população em crescimento e um envelhecimento cada vez mais acentuado, Vila Franca de Xira tem sentido a falta de respostas de saúde diferenciadas e próximas. A nova clínica está integrada no Campus de Saúde da Misericórdia, um projeto desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, que no mesmo espaço assegura as áreas de cuidados continuados e fisioterapia. Ao Hospital da Luz cabe a vertente clínica, com um amplo leque de especialidades médicas e cirúrgicas, que vai desde a medicina geral e familiar até às consultas hospitalares especializadas, aos meios complementares de diagnóstico e às cirurgias de ambulatório. “Temos uma clínica que chamamos de centro de saúde de nova geração, onde trabalhamos em rede com as restantes unidades do grupo. Quando o doente apresenta uma situação mais complexa, é encaminhado para o Hospital da Luz Lisboa”, explica Pedro Patrício, diretor geral da nova unidade.

O investimento, de 20 milhões de euros, foi aplicado “sobretudo na construção, no equipamento e, acima de tudo, nas pessoas. Temos recursos humanos altamente qualificados, médicos, técnicos de saúde e enfermeiros, e é na aposta em pessoas para tratar pessoas que nos distinguimos”, sublinha o responsável.

Pedro Patrício destaca ainda que esta é a primeira unidade da Luz Saúde na região do Ribatejo, sublinhando que o investimento em Vila Franca de Xira é apenas o início de um projeto mais abrangente. “Daqui a um ano vamos abrir o Hospital da Luz Ribatejo, em Santarém, e a clínica de Vila Franca de Xira passará a trabalhar em rede com Lisboa e Santarém, garantindo uma resposta integrada e contínua à população”, acrescenta o diretor geral.

Um centro de saúde de nova geração

Para Pedro Jerónimo de Sousa, diretor clínico e cardiologista da unidade, o conceito da clínica é simples e inovador: “Apoiamos o corpo clínico com um núcleo forte de médicos de família, que são o pilar da assistência. Temos médico de família todos os dias na unidade, e várias especialidades hospitalares disponíveis no mesmo espaço. O médico de família e o especialista partilham informação, garantindo que o doente é acompanhado de forma rápida e coordenada.”

A clínica oferece todas as especialidades médicas e cirúrgicas, ajustando os horários à procura para facilitar o planeamento dos doentes. Funciona com os regimes de acesso particular, seguros de saúde e ADSE. Na componente de análises clínicas, também cumpre o protocolo com o SNS, sem custos para quem apresenta requisição passada pelos serviços públicos.

Para garantir uma resposta rápida aos problemas de saúde do dia a dia, a clínica adotou o conceito da “consulta na hora”. “Optámos por não criar um serviço de urgência permanente, porque temos em Lisboa uma unidade diferenciada e bem equipada. Aqui, se alguém tiver um problema agudo, pode bater à nossa porta e ser atendido no mesmo dia”, explica o diretor clínico.

Entre os serviços complementares, a clínica disponibiliza um serviço completo de imagiologia – ecografia, raio-X, mamografia, TAC, ressonância magnética – e salas específicas para exames de pneumologia, otorrinolaringologia, cardiologia, neurologia e estudos do sono. A unidade conta com mais de 100 profissionais de saúde e aposta ainda em áreas como psicologia, nutrição, terapia da fala e fisiologia do exercício, promovendo uma abordagem integrada e preventiva.

C-Studio PEDRO PATRÍCIO E PEDRO JERÓNIMO DE SOUSA.jpg

Foco na mulher e na família

A saúde da mulher é uma das grandes prioridades da nova clínica. “Temos uma equipa muito forte de ginecologia-obstetrícia, o que poderá ajudar a colmatar a falta de resposta do hospital público local. A grávida faz todo o acompanhamento aqui, realiza o parto no Hospital da Luz Lisboa e regressa para o seguimento pós-parto, juntamente com o bebé, acompanhado pela nossa equipa de pediatria”, explica Pedro Patrício. O acompanhamento estende-se também à menopausa e pós-menopausa, assegurando todas as consultas e exames de rastreio, de forma rápida e acessível. “Queremos que as mulheres e as famílias sintam que têm aqui um centro de saúde no qual são acompanhadas em todas as fases da vida”, acrescenta o diretor clínico.

Rastreios gratuitos e medicina preventiva

Depois da inauguração da clínica, a realização de ações de rastreio gratuitas servirá para reforçar o compromisso da Luz Saúde com a comunidade. “O objetivo é criar valor na vida das pessoas e melhorar a sua qualidade de vida. Trabalhamos muito na medicina preventiva, nos rastreios e na identificação de riscos cardiovasculares e oncológicos. Queremos que as pessoas de Vila Franca de Xira vivam mais anos e com mais qualidade”, afirma Pedro Patrício.

No passado dia 1 de outubro, realizou-se o primeiro rastreio gratuito dedicado à saúde cardiovascular, mas a clínica já tinha promovido outras iniciativas, como rastreios de visão e audição para crianças, no início do ano escolar. “Queremos replicar estas iniciativas regularmente, para identificar precocemente fatores de risco e melhorar a saúde da população a médio e longo prazo”, acrescenta Pedro Jerónimo de Sousa.

A proximidade com a população estende-se também à política de sustentabilidade do grupo que privilegia o recrutamento local. “Os habitantes de Vila Franca de Xira têm prioridade nos processos de seleção. Além de criarmos emprego, contribuímos para o desenvolvimento da economia local”, reforça Pedro Patrício.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8