Transparência, sustentabilidade, preço justo — as escolhas alimentares estão a mudar. E quem produz, transforma e vende tem de acompanhar esse novo apetite.
17 de junho de 2025 às 17:53A última talk do ciclo de conversas promovido pelo Intermarché na Feira Nacional da Agricultura, no âmbito da 10.ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional, abordou a evolução das prioridades dos consumidores portugueses.
Num debate marcado pela diversidade de perspetivas, estiveram à conversa Pedro Gandum (diretor de Marketing do Intermarché), Rita Andrade (nutricionista) e Igor Martinho (chef e empresário). O objetivo? Perceber o que influencia hoje as decisões de compra — e como a cadeia alimentar se adapta a essas novas exigências.
Discutiram-se temas como a valorização da origem, o papel da rotulagem e certificação, a crescente consciência ambiental e os desafios de tornar escolhas saudáveis e sustentáveis acessíveis a todos. Foi também analisada a importância da informação, da literacia alimentar e do equilíbrio entre conveniência e responsabilidade.
Do produtor ao prato, a cadeia alimentar enfrenta o desafio de responder a um consumidor mais exigente e mais informado — mas também mais sensível ao preço e à autenticidade.
Esta foi a última talk do ciclo de conversas promovido pelo Intermarché durante a Feira Nacional da Agricultura, no arranque da 10.ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional, um ciclo que trouxe à discussão os desafios e oportunidades da produção, do consumo e do futuro da alimentação em Portugal.