Cheira bem, cheira a Santos! Lisboa está toda engalanada, o cheiro a manjerico confunde-se com o cheiro a sardinhas, chouriço e caldo verde. A acompanhar não pode faltar, claro, uma cerveja Sagres bem fresca. Ha música a rodos em todos os bairros da cidade, de Quim Barreiros a José Malhoa ou Mónica Sintra e muitos mais. Nesta edição, há até um Santódromo. Vamos a isso!
Se há bairro que vive o mês de junho a todo o gás, sem dúvida, é Alfama. O epicentro da festa é o Largo de São Miguel, onde está montado o palco para a animação musical. Não perca um dos arraiais mais típicos de Lisboa. Às sextas, sábados, vésperas de feriado e na noite de Santo António (de 12 para 13 de junho) conte com música ao vivo.
O quê
Arraial de São Miguel
Quando
Até 1 de julho
Onde
Largo de São Miguel
O objetivo da freguesia de Avenidas Novas é ter um arraial para toda a família, com música, comes e bebes, mas também animação e diversão para todas as idades. Além disso, é missão da freguesia dinamizar os seus fregueses, quer sejam residentes, trabalhadores ou visitantes, com a divulgação do que por lá se faz.
O quê
Grande Arraial Sagres
Quando
Até 24 de junho
Onde
Jardins do Campo Pequeno
Ver essa foto no Instagram
No bairro onde o famoso elevador da Bica sobe e desce a calçada que desemboca no arraial do Largo de Santo Antoninho, destaca-se o facto de a festa popular ser promovida pelas associações recreativas do bairro. O ponto alto desta que é uma das festas mais genuínas da cidade acontece a 12 de junho, com a apresentação dos míticos Pão com Manteiga. Até final de junho, o plano é subir e descer a Bica!
O quê
Arraial da Bica
Quando
Até 2 de julho
Onde
Largo de Santo Antoninho
Já era altura de Lisboa ter um Santódromo. Pois bem, esta é a permissa do Santos no Tejo, arraial que se celebra pela primeira vez e que traz muita música, comida e bebida à Doca da Marinha. A festa de despedida, no dia 12 de junho, com vista para o Tejo, conta com Ágata, o DJ Set de Moullinex, James Flower e Bacalhau no Azeite. As portas do Santos no Tejo abrem às 17h. Atenção: o espaço tem lotação limitada. Os bilhetes estão disponíveis online por €7,50 com uma bebida incluída. À porta, o valor sobe para os €10, sem bebida.
O quê
Santos no Tejo
Quando
Até 12 de junho
Onde
Doca da Marinha
View this post on Instagram
O arraial que é uma verdadeira Estrela de Lisboa acontece todos os dias com muitas diversões e música popular ao vivo, todas as sextas-feiras e sábados. No dia 12 de junho, Rosinha sobe ao palco principal com entrada gratuita.
Tome nota: nos dias úteis das 14h às 02h, sábados, domingos e feriados das 12h às 02h. No dia 12 de junho o arraial vai das 12h até às 04h.
O quê
Santos em Santos
Quando
Até 6 de agosto
Onde
Terrapleno, Santos
A festa do arraial de São Vicente decorre até 13 de junho e conta com dois palcos: o do miradouro da Graça, de onde se tem uma vista instagramável de Lisboa, e o Largo da Graça, com as tasquinhas no percurso. Bandas como Arrebimba o Malho, Quim Botas ou Ex-Libris, entre outras, garantem a animação.
O quê
Arraial de São Vicente
Quando
Até 13 de junho
Onde
Largo da Graça
Conte com muita comida, bebida, música e ainda alguns produtos portugueses de artesanato à venda. Este arraial acontece de domingo a quinta, das 10h às 22h, e sextas, sábados e vésperas de feriados, das 10h às 24h. No dia 12 de junho, a festa vai até às 04h.
O quê
Arraial da Misericórdia
Quando
Até 2 de julho
Onde
Miradouro de S. Pedro de Alcântara
A entrada é livre neste arraial apelidado de "o arraial mais santo da cidade" pela organização. Conte com bifanas, sardinhas, cerveja e vinho a abençoar a Praça da Alegria, de domingo a quinta, das 12h às 22h, e sextas, sábados e vésperas de feriados, das 12h às 00h. Na noite de Santo António, o arraia está aberto até à 1h.
O quê
Arraial de Santo António
Quando
Até 18 de junho
Onde
Praça da Alegria
Há décadas que a marca se junta aos lisboetas e aos visitantes na celebração dos Santos Populares e este ano não será diferente. A Sagres vai “assentar arraiais” em mais de 260 espaços espalhados pela cidade (consulte o nosso mapa abaixo com os Arraiais Sagres 2023). Afinal, “a brindar [com Cerveja Sagres] todos os Santos ajudam”.
Além de marcar presença nos mais históricos arraiais de Lisboa, a Cerveja Sagres integra também o projeto Dar voz aos Bairros. Já aqui mostramos Alfama, Bica, Estrela e Graça. Agora veja o que os moradores têm a dizer das festas do Castelo, Madragoa, Santa Catarina, São Vicente e Sé. Afinal, temos acordo no melhor bairro? Ora essa!
Tudo a postos para as melhores noites do ano? Só nos falta dizer: 'dá cá uma Sagres para eu brindar'. Um brinde!