São discretos, mais económicos, e fazem já parte do dia a dia de todos. Os auriculares são úteis nas mais variadas situações, mas será que são uma mais-valia para quem tem dificuldades auditivas?
08 de julho de 2021 às 17:50A evolução tecnológica e o uso de tecnologia têm aumentado a um ritmo acelerado, principalmente nos últimos anos. Antigamente, os computadores ocupavam salas inteiras, agora temos à nossa disposição a mais sofisticada tecnologia, em dispositivos que cabem nos nossos bolsos.
Uma variedade de equipamentos e dispositivos que estão continuamente a ser melhorados de forma a tornar a nossa vida mais fácil e a tecnologia dos aparelhos auditivos não é exceção.
Recentemente, foi publicado que um determinado modelo de auriculares1, devido à tecnologia avançada que estes dispositivos possuem, poderia substituir o uso de um aparelho auditivo convencional. Mas será que estes dispositivos podem realmente auxiliar pessoas com dificuldades auditivas?
Para perceber se estes dispositivos são comparáveis, analisámos as semelhanças e as diferenças entre cada um deles e explicamos em que consiste cada um.
Os auriculares são dispositivos eletrónicos que se usam colocados diretamente no ouvido e convertem a energia elétrica em ondas sonoras. São também designados por earbuds ou earphones e são exatamente o que parecem – auriculares. O seu objetivo é permitir ao utilizador usufruir de uma experiência privada de som. Mas, recentemente, têm surgido modelos que se dizem capazes de atuar como aparelhos auditivos, evitando o estigma que acompanha a utilização de prótesesauditivas1
No entanto, é de notar que um auricular não é considerado um dispositivo médico, nem é recomendado por especialistas como um dispositivo auxiliar de audição para pessoas com dificuldades auditivas, apesar de a maioria apresentar uma tecnologia bastante avançada.
O aparelho auditivo é uma peça de tecnologia altamente sofisticada, cuja utilização permite melhorar a qualidade auditiva e, consequentemente, a qualidade de vida dos utilizadores.
Estes aparelhos de audição apresentam cinco componentes comuns a todos: microfone, amplificador, altifalante, bateria e processador. Embora estes componentes sejam comuns, há diferenças significativas na tecnologia utilizada. Quanto mais evoluída a tecnologia, mais confortável a utilização, maior o benefício adquirido e mais natural a experiência auditiva
Os dispositivos auditivos mais avançados apresentam diversas possibilidades de personalização, conectividade com dispositivos móveis e outros equipamentos por tecnologia sem fios.
Os aparelhos auditivos devem ser ajustados por um especialista para garantir que a pessoa com dificuldades auditivas recebe exatamente as frequências de som para a sua condição auditiva.
Auriculares
Aparelhos auditivos
modelos de aparelhos auditivos
avaliação do aparelho auditivo
Resumindo, embora os auriculares sejam mais baratos do que os aparelhos auditivos e, devido a algumas das suas funcionalidades, até poderem funcionar como auxiliares auditivos, não há estudos suficientes nem indicações de que os auriculares devam ser utilizados como alternativa ao uso de aparelhos auditivos.
Atualmente, nenhum auricular se qualifica como aparelho auditivo aprovado pelas entidades competentes. Para além disso, apesar de, aparentemente, diminuírem o estigma associado à utilização de aparelhos auditivos, simplesmente não há investigação suficiente disponível para compreender completamente as implicações da sua utilização a longo prazo. A tranquilidade de saber que os aparelhos auditivos foram ajustados especificamente para aquele utilizador é incomparável.
Pense que, provavelmente, não consideraria comprar óculos sem primeiro fazer uma avaliação que permitisse determinar a graduação de que necessita. Então, porquê fazê-lo com os aparelhos auditivos?
*Fonte:https://pplware.sapo.pt/apple/airpods-pro-podem-atuar-como-aparelhos-auditivos-diz-estudo/