A primeira de quatro conversas promovidas pelo Intermarché na Feira Nacional de Agricultura serviu de palco para o lançamento oficial da 10.ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional. Criado em 2015 para valorizar os produtos e produtores portugueses, o prémio já distinguiu dezenas de projetos nas áreas da produção primária, inovação e transformação alimentar
26 de junho de 2025 às 18:10Os valores do Intermarché na comercialização de produtos foram analisados na primeira conferência realizada durante a Feira Nacional de Agricultura. A talk foi dividida em quatro temas relacionados com o setor primário e o consumo e iniciada com uma conversa dedicada ao Prémio Intermarché Produção Nacional (PIPN). Contou com a presença da presidente do Conselho de Administração, Anne Saintemarie, Sofia Hartley, porta-voz do PIPN, Nuno Duarte, da Atlantic Sun Farms, e do vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Gonçalo Santos Andrade.
As micro, pequenas e médias empresas nacionais com as quais o Intermarché trabalha no âmbito do Programa Origens, a representar “20% do sortido”, foram destacadas por Saintemarie como um dos pilares da atividade da cadeia de distribuição: “Valorizamos os produtores locais. Com este prémio, damos visibilidade a estes parceiros, apoiamo-los até ao final da vida e abrimos a porta à comercialização dos seus produtos nas nossas lojas.”
Os restantes intervenientes corroboraram a visão de Saintemarie sobre a valorização dos produtores portugueses. O representante da empresa distinguida na edição inaugural da distinção, Nuno Duarte, em nome da Atlantic Sun Farms, fornecedora de batata-doce, defendeu que “a maior ajuda do Intermarché é a compra dos produtos produzidos em Portugal”, enquanto Santos Andrade recordou que “os consumidores só têm acesso a produtos de elevada qualidade, com segurança alimentar, através destas parcerias fortes”.