page view

Logo CStudio

Icone informativo

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Foco no ambiente

O consumidor valoriza o “bio”, mas será que compreende o que significa? A segunda talk reuniu especialistas, produtores e um chef premiado para refletir sobre o presente e o futuro da alimentação sustentável, da horta à mesa

26 de junho de 2025 às 18:11

Um chef de cozinha, Rodrigo Castelo, um produtor de alfaces, Bruno Neves, e um ambientalista, Pedro Horta, analisaram as tendências orgânicas na produção alimentar, na segunda conversa organizada na Feira Nacional de Agricultura, no âmbito da divulgação do Prémio Intermarché Produção Nacional. A importância da agricultura biológica para a saúde dos consumidores e o ambiente gerou consenso entre os três participantes.

Bruno Neves defendeu a responsabilidade dos agricultores na promoção de práticas que reduzam o impacto no ambiente. “Não podemos negligenciar as nossas ações porque podem ter efeito nos outros”, justificou este parceiro exclusivo do Intermarché desde 1995, que produz alfaces em modo sustentável.

O chef do ano de 2024, Rodrigo Castelo, cujo restaurante, Ó Balcão, é Estrela Verde Michelin devido ao empenho numa gastronomia sustentável, também realçou a relação benéfica entre “mais saúde no solo e mais saúde nos consumidores de alimentos”, uma mensagem que procura transmitir aos seus clientes.

O representante da Associação Zero, Pedro Horta, defendeu o reforço dos apoios aos produtores como forma de incentivo à conversão de toda a agricultura em sustentável. Só desta forma será possível reduzir o impacto da certificação no preço da alimentação biológica, segundo explicou o ambientalista.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8