Transparência, sustentabilidade, preço justo. As escolhas alimentares estão a mudar e quem produz, transforma e vende tem de acompanhar esse novo apetite
26 de junho de 2025 às 18:13Preço, sustentabilidade e qualidade são critérios determinantes nas escolhas dos consumidores, avançou o diretor de Marketing do Intermarché, Pedro Gandum, no último painel das conferências na Feira Nacional de Agricultura, subordinado ao tema das tendências alimentares, que contou ainda com a presença de Rita Andrade, nutricionista, e Igor Martinho, chef e empresário.
O comportamento do consumidor “mudou nos últimos anos”, refletindo diferentes preocupações nas escolhas alimentares. “O preço é um dos fatores principais. A sustentabilidade e a qualidade também são requisitos cada vez mais importantes”, defendeu Pedro Gandum.
A nutricionista Rita Andrade explicou que os consumidores e seus pacientes “chegam ao consultório cada vez mais bem informados sobre os alimentos”, embora nem sempre de uma forma esclarecida. “Há muito mais exigência do consumidor em termos de qualidade”, anuiu a antiga apresentadora de televisão.
A qualidade também é uma prerrogativa na atividade profissional do chef Igor Martinho, que se inclui na cadeia de produção até ao consumidor final, na qualidade de responsável executivo da empresa Estevão Luís Salvador, que confeciona algumas refeições para o Intermarché. “As gerações mais novas são mais exigentes. O glamour em torno dos programas de cozinha resultou em mais conhecimento e crescente sobre os produtos e as técnicas”, reforçou o chef do ano em 2009.