Sintrenses vão acolher a primeira faculdade privada de medicina do país
22 de julho de 2019 às 17:09O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e a reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil, assinaram no início deste mês um contrato de urbanização para a instalação do futuro Campus Universitário e Faculdade de Medicina.
Com a assinatura deste acordo, Sintra irá ter a primeira faculdade privada de medicina do país. "Um concelho que pretende estar no top dos concelhos mais desenvolvidos da Europa necessitava muito de um projeto desta qualidade e grandeza", referiu o edil, acrescentando que "esta assinatura vai permitir a recuperação de um vasto território há muito tempo abandonado, mas sobretudo de recuperar o projeto universitário de Sintra".
Ao lado da Universidade Católica será instalado o colégio internacional St. George's School, provocando "um foco muito grande de ensino de qualidade e prestígio externo para o nosso concelho", mencionou Basílio Horta.
Habitação também contemplada
Além do ensino, este acordo prevê também a utilização do espaço para habitação, que "servirá o espaço universitário e não só". "Com uma oferta de grande qualidade, eu creio que aquela zona de habitação pode ser concertada com outras entidades e alargar a sua influência além do concelho de Sintra", conclui o autarca.
Para Isabel Capeloa Gil, esta assinatura responde à vontade e às políticas de coesão do município de Sintra, garantindo um polo universitário de excelência.