António Guterres é o novo secretário-geral da ONU
Antigo primeiro-ministro venceu a sexta votação.
António Guterres é o novo Secretário-Geral da ONU. A votação que decorreu esta manhã em Nova Iorque deu ao antigo primeiro-ministro a sexta vitória e o processo ficou concluído com a escolha do português para o cargo.
Guterres foi aprovado pelos cinco membros principais do Conselho de Segurança (China, França, Rússia, Estados Unidos e Reino Unido). Ao não ter nenhum voto contra dos 'grandes', acabou com as hipóteses da candidata búlgara Kristalina Georgieva.
A nomeação deverá ser confirmada esta quinta-feira. Para ser nomeado formalmete, o Conselho de Segurança terá de adoptar uma resolução, à porta fechada. Terá de conseguir nove votos a favor e nenhum veto, de entre as 15 nações representadas no principal órgão da ONU.
Um cenário que estará garantido, uma vez que o Conselho de Segurança, com a presença de todos os embaixadores, anunciou que o português era o "vencedor claro" e que avançava já na quinta-feira para a aprovação de uma resolução que propõe o nome de Guterres para aprovação pela Assembleia GeralDepois de cinco votações em que os votos dos 15 membros eram indiscriminados, os votos dos membros permanentes (China, Rússia, França, Reino Unido e Estados Unidos) foram destacados pela primeira vez, ficando visível algum caso de veto.
António Guterres venceu as cinco primeiras votações para o cargo, que aconteceram a 21 de julho, 05 de agosto, 29 de agosto, 9 de setembro e 26 de setembro.
Nomeação vai ser feita por aclamação
O presidente do Conselho de Segurança das ONU disse aos jornalistas, no final da sexta votação do Conselho de Segurança para secretário-geral, que o organismo espera recomendar "por aclamação" o nome de António Guterres na quinta-feira.
"Hoje, depois da nossa sexta votação, temos um favorito claro e o seu nome é António Guterres. Decidimos avançar para um voto formal amanhã de manhã [quinta-feira] e esperamos fazê-lo por aclamação", disse aos jornalistas Vitaly Churkin.
Depois de uma hora e meia de encontro, pela primeira vez na história da organização os 15 embaixadores dos países com assento no Conselho de Segurança vieram falar aos jornalistas para anunciar o nome do português.
"Senhoras e senhores, estão a testemunhar uma cena histórica. Nunca foi feito desta forma. Este foi um processo de seleção muito importante", disse o embaixador russo.
Georgieva felicita Guterres
A principal adversária de António Guterres ao cargo de secretário-geral da ONU, a búlgara Kristalina Georgieva, felicitou o antigo primeiro-ministro português, que hoje foi indicada para o cargo pelo Conselho de Segurança.
"Parabéns a António Guterres - o futuro secretário-geral! Boa sorte em continuar uma agenda ambiciosa para a ONU", escreveu Kristalina Georgieva no 'Twitter'.
Congratulations to Antonio Guterres - the #nextSG! Best of luck in pursuing an ambitious agenda for the UN.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt