António Guterres é o novo secretário-geral da ONU

Antigo primeiro-ministro venceu a sexta votação.

05 de outubro de 2016 às 16:29
Kristalina Georgieva, vice-presidente da Comissão Europeia, ONU, Alemanha, Angela Merkel, Vladimir Putin, UNESCO, Conselho de Segurança da ONU, António Guterres, União Europeia, Ban Ki-moon, Christiana Figueres, diplomacia, organizações internacionais, política Foto: Reuters
António Guterres, Ban Ki-moon, ONU, Alemanha, Kristalina Georgieva, Conselho de Segurança, EUA, Rússia, China, Reino Unido, Europa de Leste, Merkel, Moscovo, UNESCO, Irina Bokova, Bulgária, Boiko Borisov, política, diplomacia Foto: EPA
António Guterres, Ban Ki-moon, ONU, Alemanha, Kristalina Georgieva, Conselho de Segurança, EUA, Rússia, China, Reino Unido, Europa de Leste, Merkel, Moscovo, UNESCO, Irina Bokova, Bulgária, Boiko Borisov, política, diplomacia Foto: Reuters
Wall Street Journal, António Guterres, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Vuk Jeremic, ONU Foto: Denis Balibouse/Reuters
Rússia, Guterres, mulher, leste, Conselho de Segurança, liderança, ONU Foto: Reuters

1/5

Partilhar

António Guterres é o novo Secretário-Geral da ONU. A votação que decorreu esta manhã em Nova Iorque deu ao antigo primeiro-ministro a sexta vitória e o processo ficou concluído com a escolha do português para o cargo. 

Pub

Guterres foi aprovado pelos cinco membros principais do Conselho de Segurança (China, França, Rússia, Estados Unidos e Reino Unido). Ao não ter nenhum voto contra dos 'grandes', acabou com as hipóteses da candidata búlgara Kristalina Georgieva. 

A nomeação deverá ser confirmada esta quinta-feira. Para ser nomeado formalmete, o Conselho de Segurança terá de adoptar uma resolução, à porta fechada. Terá de conseguir nove votos a favor e nenhum veto, de entre as 15 nações representadas no principal órgão da ONU.

Pub

Um cenário que estará garantido, uma vez que o Conselho de Segurança, com a presença de todos os embaixadores, anunciou que o português era o "vencedor claro" e que avançava já na quinta-feira para a aprovação de uma resolução que propõe o nome de Guterres para aprovação pela Assembleia Geral

Depois de cinco votações em que os votos dos 15 membros eram indiscriminados, os votos dos membros permanentes (China, Rússia, França, Reino Unido e Estados Unidos) foram destacados pela primeira vez, ficando visível algum caso de veto.

António Guterres venceu as cinco primeiras votações para o cargo, que aconteceram a 21 de julho, 05 de agosto, 29 de agosto, 9 de setembro e 26 de setembro. 

Nomeação vai ser feita por aclamação

Pub

O presidente do Conselho de Segurança das ONU disse aos jornalistas, no final da sexta votação do Conselho de Segurança para secretário-geral, que o organismo espera recomendar "por aclamação" o nome de António Guterres na quinta-feira.

"Hoje, depois da nossa sexta votação, temos um favorito claro e o seu nome é António Guterres. Decidimos avançar para um voto formal amanhã de manhã [quinta-feira] e esperamos fazê-lo por aclamação", disse aos jornalistas Vitaly Churkin.

Depois de uma hora e meia de encontro, pela primeira vez na história da organização os 15 embaixadores dos países com assento no Conselho de Segurança vieram falar aos jornalistas para anunciar o nome do português.

Pub

"Senhoras e senhores, estão a testemunhar uma cena histórica. Nunca foi feito desta forma. Este foi um processo de seleção muito importante", disse o embaixador russo.

Georgieva felicita Guterres

A principal adversária de António Guterres ao cargo de secretário-geral da ONU, a búlgara Kristalina Georgieva, felicitou o antigo primeiro-ministro português, que hoje foi indicada para o cargo pelo Conselho de Segurança.

Pub

"Parabéns a António Guterres - o futuro secretário-geral! Boa sorte em continuar uma agenda ambiciosa para a ONU", escreveu Kristalina Georgieva no 'Twitter'.

Congratulations to Antonio Guterres - the #nextSG! Best of luck in pursuing an ambitious agenda for the UN.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar