Pelo menos 12 islamistas mortos em confrontos na Síria
Membros do Movimento dos Livres de Sham e Frente al-Nosra morreram em confrontos com os rivais da Brigada da Jihad,
Pelo menos 12 membros de grupos islamistas morreram esta terça-feira em confrontos no sul da Síria com milicias rivais, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Os membros dos grupos islamistas Movimento dos Livres de Sham e Frente al-Nosra, afiliada síria da Al-Qaida, morreram em confrontos com os rivais da Brigada da Jihad, próximo do grupo extremista Estado Islâmico (EI).
O OSDH, organização não-governamental sediada em Londres mas que recolhe informação sobre a guerra na Síria a partir de uma rede de informadores no terreno informou que durante os confrontos, ocorridos na zona de Al Qahtaniya, província de Al Quneitra, as duas partes trocaram disparos de artilharia e tanques, provocando a morte de combatentes dos dois grupos.
Entre os mortos incluem-se duas pessoas de nacionalidade saudita, uma delas comandante militar, acrescentou o OSDH.
Na segunda-feira, seis combatentes das mesmas organizações morreram numa emboscada efetuada pela Brigada da Jihad contra uma coluna de homens armados enviadas pelos grupos islamistas rivais como apoio aos que combatiam na frente. Pelo menos sete membros da Brigada foram mortos e 15 capturados.
A Síria confronta-se com uma guerra civil desde março de 2011 que já terá provocado mais de 220.000 mortos, com diversos grupos 'jihadistas' a controlarem vastos territórios.
O grupo EI domina desde há algum tempo a cidade de Al Raqa, enquanto a Frente al-Nosra conquistou este mês Idleb, a segunda capital provincial que escapa ao controlo do regime de Damasco.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt