Acidente com barco no Terreiro do Paço faz 34 feridos
Catamarã choca contra cais e fere passageiros.
Um barco de transporte de passageiros embateu no cais do Terreiro Paço, em Lisboa, por volta das 8h30 desta manhã, causando 34 feridos.
A embarcação é um catamarã da Soflusa que tinha saído do Barreiro pelas 8h10. O comandante Paulo José Isabel, da Polícia Marítima de Lisboa, diz ao CM que "os ferimentos ocorreram após o forte embate do barco contra o cais".
Sobre as causas do acidente, José Isabel disse à Lusa que "A velocidade certamente que não era [a mais adequada], isso não resta dúvidas. Agora, foi prejudicada pela falta de visibilidade", disse o comandante do Porto de Lisboa, falando numa "má avaliação" da parte do piloto.
"Ao vir com essa velocidade - o comandante pensava que estava mais longe - acabou por embater no cais", concretizou.
O catamarã acidentado, , com o nome 'Antero de Quental', tinha a bordo 561 passageiros e quatro tripulantes. segundo os dados da Capitania do Porto de Lisboa, dos 34 feridos, 32 são mulheres e dois são homens. A maior parte dos feridos que necessitaram de tratamento hospitalar foram encaminhados para o hospital de São José, onde entraram 19 pessoas com ferimentos ligeiros.
O INEM enviou para o local pelo menos sete ambulâncias e as vítimas estão a ser assistidas no terminal fluvial.
À hora em que aconteceu o acidente, a visibilidade na zona era reduzida devido ao denso nevoeiro da manhã.
Contactado pelo CM, a Soflusa diz que a carreiras fluviais estão a funcionar com normalidade, apesar do acidente.
O Catamarã acidentado permanece ancorado no cais e vai ser alvo de perícia para se verificar se tem condições de navegabilidade.
No local estiveram elementos da Polícia Marítima, da Proteção Civil municipal, o INEM, 26 elementos dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa, apoiados por oito viaturas, e os Bombeiros Voluntários de Lisboa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt