Açores, onde a beleza é multiplicada por nove
O que não pode mesmo perder no arquipélago. As novidades e o 'best of' de cada uma das ilhas.
O arquipélago dos Açores entrou definitivamente na moda com um turismo sustentável que faz inveja a muitos. O CM partilha com os leitores uma seleção de atividades e de cenários idílicos em cada uma das nove ilhas. Neste mesmo artigo vai encontrar novidades e pontos de interesse que não estão nos guias turísticos e segredos das suas gentes que gostam de receber quem é de fora.
Apesar destas ilhas se fundirem numa só região e de terem pontos em comum, a verdade é que cada uma destas terras vulcânicas, nascidas em pleno oceano Atlântico, é única no seu jeito de ser, na sua cultura e tradições e até na sua pronúncia.
O tempo é instável e por vezes as chuvas interrompem as férias, mas nós garantimos: o mar quente e cristalino, a natureza verde e virgem e as dezenas de cascatas que cintilam nas rochas de São Miguel às Flores fazem com que uma viagem pelas ilhas sejam uma experiência inesquecível.
Corvo
- O maior segredo do Corvo fica dentro de uma cratera de um vulcão extinto. Chama-se Caldeirão, fica no cimo da ilha e dizem os locais que nestes pequenos montes e lagoas estão retratadas as nove ilhas.
- A mais pequena ilha dos Açores é cada vez mais procurada pelos birdwatchers, tanto que, em outubro, as viagens para lá estão esgotadas. É neste mês que as aves cruzam o Atlântico.
- O Caneiro dos Meros é um dos lugares de mergulho mais procurados de Portugal. Aqui pode conviver com afáveis peixes que disputam por atenção.
- Da Ponta Negra vê a vizinha ilha das Flores.
Pico
São Jorge
Graciosa
- Atravesse a Furna da Maria Encantada e encontre a mágica Cratera da Caldeira.
- Visite a Furna do Enxofre, onde fica a maior cúpula vulcânica da Europa.
- Conheça a ilha a galope de um burro anão e ajude a combater a sua extinção.
- Observe o ilhéu da Baleia.
- Contemple a vista da Caldeirinha, de onde pode observar todo o grupo central.
- Faça a rota da água: percurso pela rede de sistemas de abastecimento de água.
- Veja um dos 28 moinhos de vento da ilha.
- Mergulhe nas Termas e piscinas do Carapacho.
- A vista da serra do Cume é arrebatadora. Uma manta de retalhos verdes, com vaquinhas pelo meio, que só acaba quando o azul do mar começa.
- Se gosta de mergulho não deixe de o fazer na baía de Angra (capital histórica dos Açores). Há um percurso turístico submerso que passa por alguns dos 74 naufrágios que ocorreram nesta baía.
- Visite um dos 45 Impérios do Divino Espírito Santo da ilha.
- Nos Biscoitos, além das piscinas naturais de água cristalina, pode percorrer as vinhas que deram origem aos novos vinhos da Adega Mãe, o Magma e Muros de Magma.
Santa Maria
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt