Atentado suicida faz 40 mortos em Faluja
Um suicida atacou com carro-bomba um posto militar Al-Mazni em Faluja.
Pelo menos 40 polícias iraquianos e militantes xiitas foram mortos e outros 25 ficaram feridos na explosão de um carro-bomba perto da cidade de Faluja, centro do Iraque.
"Um suicida atacou com um carro-bomba, um Hummer, as forças governamentais reunidas no posto militar Al-Mazni em Faluja, a 50 quilómetros a oeste de Bagdade", disse uma fonte de segurança à Agência Efe na província iraquiana de Al-Anbar.
A explosão causou a destruição de um armazém de munições e equipamentos militares.
"O número de vítimas conhecido até ao momento ainda não é definitivo", disse a mesma fonte, acrescentando que os feridos deram entrada nos hospitais mais próximos.
Uma área significativa da província de Al-Anbar é controlada por 'jihadistas' do grupo extremista Estado Islâmico (EI).
As forças iraquianas e as milícias xiitas lançaram recentemente uma ofensiva em Al-Anbar para recuperar Ramadi, a capital da província.
Ramadi foi capturada pelos 'jihadistas' em 17 de maio numa operação relâmpago que forçou a fuga precipitada dos soldados iraquianos.
A perda de Ramadi foi vista como um duro revés para o governo de Bagdad, que se preparava para proceder à libertação de Al-Anbar como um passo intermédio para a reconquista de Mosul, o principal reduto do EI no norte do Iraque.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt