Bombeiros de Ponte de Lima garantem que gato está bem de saúde

Em comunicado, a corporação adiantou que a "manobra utilizada não teve o intuito de colocar o animal em perigo".

21 de junho de 2018 às 16:57
Bombeiro tenta resgatar gato de árvore com 'mangueira' e este cai no chão Foto: Facebook
Bombeiro tenta resgatar gato de árvore com 'mangueira' e este cai no chão Foto: Facebook

1/2

Partilhar

Os Bombeiros de Ponte de Lima reagiram esta quinta-feira em comunicado à "onda de revolta e ataques" contra os mesmos devido ao resgate feito a um gato de uma árvore usando jactos de água. A instituição esclareceu o incidente, adiantou que a "manobra utilizada não teve o intuito de colocar o animal em perigo" e que este se encontra "em bom estado de saúde".

"Entendemos que as imagens divulgadas possam suscitar comentários menos agradáveis, afirmando com toda a certeza que não está, nem nunca esteve, em causa o profissionalismo e o trabalho nobre dos nossos bombeiros", pode ler-se no comunicado disponibilizado à imprensa.

Pub

A corporação de bombeiros adianta ainda que "o animal em causa foi socorrido e transportado para o quartel, tendo sido avaliado pelo veterinário" e que "foi entregue a uma cuidadora".

Lamentando os "ataques contra a instituição", os Bombeiros de Ponte de Lima afirmam que estão preocupados com "o estado de saúde do bombeiro visado pelos ataques mediáticos que têm vindo a público".

O incidente aconteceu esta quarta-feira na avenida António Feijó, no centro de Ponte de Lima e foi captado em vídeo, publicado posteriormente nas redes sociais. O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) apresentou entretanto uma queixa contra o operacional dos bombeiros que resgatou o gato.

Pub

Queixa-crime do PAN contra bombeiro de Ponte de Lima por "ato violento" contra gato

O caso ocorreu quarta-feira, em pleno centro histórico daquela vila do Alto Minho e foi registado por um popular em vídeo, que o publicou nas redes sociais. Em apenas duas horas, o vídeo, entretanto apagado, registou mais de 70 mil visualizações.

"O partido recebeu várias denúncias deste acontecimento. Nas filmagens, pode ver-se o animal a ser impelido por um jato de água vindo do camião dos bombeiros de Ponte de Lima, embatendo depois violentamente no chão, caindo do cimo da árvore, de uma altura considerável. A queda e a reação dos transeuntes revelam o choque e comprovam o ato violento a que o gato foi sujeito", adiantou o PAN, em nota enviada imprensa.

Pub

Para aquele partido, "existem provas que consubstanciam a existência de um ato de maus tratos de acordo com a Lei n.º 69/2014, de 29 de agosto, que criminaliza os maus tratos a animais de companhia".

Além daquela queixa, o partido adiantou ter pedido esclarecimentos do caso ao comando da corporação dos bombeiros de Ponte de Lima.

O PAN considerou ainda que, "o que poderia ter sido um ato heroico revelou-se numa profunda falta de sentido de humanidade, falta de profissionalismo e desconsideração em relação ao valor e aos direitos dos animais e da própria vida".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar