"Carol" lidera nomeações dos Globos de Ouro

Prémios da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

10 de dezembro de 2015 às 15:23
Todd Haynes Foto: Getty Images
Partilhar

O filme "Carol", de Todd Haynes, lidera as nomeações para os Globos de Ouro, os prémios de cinema e televisão atribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, nos Estados Unidos.

O filme, ainda inédito em sala nacional, centra-se numa história de amor entre duas mulheres, protagonizada por Cate Blanchett e Rooney Mara, e soma cinco nomeações, entre os quais de melhor realização, interpretação feminina e melhor longa-metragem na categoria de drama.

Pub

Com quatro nomeações cada surgem os filmes "Steve Jobs", de Danny Boyle, com Michael Fassbender, já estreado nas salas portuguesas, "The Revenant: O renascido", de Alejandro González Iñárritu, com Leonardo DiCaprio, e "A queda de Wall Street", de Adam McKay, estes dois com estreia para janeiro em Portugal.

Para melhor realizador estão nomeados Todd Haynes, Alejandro González Iñárritu - que já tinha estado nomeado este ano com "Birdman" -, Tom McCarthy, com "O caso Spotlight", George Miller, por "Mad Max: Estrada da fúria", e Ridley Scott, com "Perdido em Marte".

Pub

"A Queda de Wall Street"

O Globo de Ouro de melhor drama inclui os nomeados "Carol", "Mad Max", "The Revenant", "Room" e "O caso Spotlight", enquanto na categoria de musical ou comédia foram selecionados os filmes "A queda de Wall Street", "Perdido em Marte", "Joy", de David O. Russell, "Spy", de Paul Feig, e "Descarrilada", de Judd Apatow.

Para melhor filme em língua não inglesa estão nomeados "The club", do chileno Pablo Larrain, "The Brand New Testament", do belga Jaco van Dormael, "The Fencer", do finlandês Klaus Haro, "Mustang", da turca Deniz Gamze Erguven, e "Son of Saul", do húngaro László Nemes.

Pub

Nos Globos de Ouro de televisão, as séries mais nomeadas - em três categorias cada - são "American Crime", "Fargo", "Mr. Robot", "Outlander" e "Transparent".

O canal de televisão pela Internet Netflix, que produz também conteúdos de entretenimento, é o mais nomeado dos Globos de Ouro, com oito nomeações.

A cerimónia de anúncio dos vencedores dos Globos de Ouro está marcada para 10 de janeiro, em Los Angeles, Califórnia, quatro dias antes de serem revelados os nomeados para os Óscares.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar