Deputado cai ao usar pela primeira vez plataforma para deficientes
Cadeira de rodas não estava travada e deslizou pela plataforma.
O deputado do BE Jorge Falcato discursou esta sexta-feira a partir do púlpito da Assembleia da República, usado pela primeira vez por uma pessoa com deficiência em cadeira de rodas, mas o parlamentar caiu.
O que aconteceu é que a cadeira de rodas não estava travada e deslizou antes do tempo. Fonte do Bloco de Esquerda esclareceu que a plataforma através da qual o deputado Jorge Falcato acedeu ao púlpito da Assembleia da República funcionou devidamente, tendo a queda do parlamentar acontecido porque a cadeira de rodas não se encontrava travada.
"O mecanismo funcionou", disse à Lusa fonte oficial do grupo parlamentar bloquista.
Jorge Falcato teve de ser assistido por funcionários e pelo líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, que o ergueram e voltaram a colocar na cadeira de rodas, tendo também coordenadora do partido, Catarina Martins, saído da bancada para junto do púlpito.
A deslocação de Jorge Falcato da bancada para o púlpito processou-se através de duas plataformas colocadas no plenário da Assembleia da República para o efeito e estava a ser acompanhada com expectativa por parlamentares, funcionários e jornalistas.
Jorge Falcato preparava-se para abrir um debate de interpelação ao Governo convocado pelo Bloco de Esquerda sobre "políticas para a deficiência".
Apesar da queda, o presidente da Assembleia da República em exercício no momento, Jorge Lacão, assinalou aquele momento como "do maior relevo para o parlamento".
"Com o exemplo da superação da barreira arquitetónica agora acabou de ter lugar possa servir de exemplo para as demais entidades públicas do nosso país e no domínio das entidades privadas, que todos possamos concorrer para o pleno exercício de direitos", afirmou.
"Bem haja senhor deputado Jorge Falcato, o seu exemplo, a sua determinação e obstinação são um exemplo para todos os deputados desta casa", declarou Jorge Lacão, sendo interrompido por aplausos da câmara.
"Uma vitória com 19 anos de atraso"
Na quinta-feira, Jorge Falcato tinha considerado uma vitória "com mais de 19 anos de atraso" o facto de na sexta-feira poder discursar no hemiciclo da Assembleia da República (AR), graças à rampa de acesso instalada.
"É uma vitória, claramente uma vitória que foi adiada 19 anos. Existe lei de acessibilidade em Portugal há 19 anos, e só ao fim destes é que que a Assembleia [da República] está adaptada, ao fim de 19 anos é que se põe a hipótese de haver um deputado diferente dos outros", disse Jorge Falcato, consciente de que se não fosse o seu caso ainda a AR não estaria adaptada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt