Empresa russa está fazer "diligência técnica" a helicópteros Kamov parados em Portugal há vários anos

Anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita. Aparelhos são usados no combate aos fogos.

13 de abril de 2021 às 21:34
Kamov estão em terra Foto: Eduardo Martins
Helicópteros Kamov são usados para o combate aos fogos florestais, mas estão parados Foto: Carlos Almeida
Helicóptero Kamov Foto: Rui Miguel Pedrosa

1/3

Partilhar

O ministro da Administração Interna disse esta terça-feira que representantes da empresa russa estão neste momento em Portugal para fazer "uma diligência técnica" aos seis helicópteros Kamov comprados pelo Estado em 2006 e que estão parados há vários anos.

"Neste momento está a ser feita uma diligência técnica com a presença em Portugal dos representantes da empresa fabricante" disse Eduardo Cabrita, na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantia.

Pub

Em resposta ao deputado do PSD Duarte Marques, o ministro avançou que esta perícia que está a ser feita pelo fabricante russo foi solicitada pelo Ministério da Defesa Nacional.

Sobre o futuro destes aparelhos, o ministro remeteu uma resposta para a Força Aérea, entidade que tem a responsabilidade dos meios aéreos de combate a incêndios desde 2018.

"Cabe em última análise à Força Aérea decidir", sustentou.

Pub

Dos seis Kamov do Estado, um está acidentado desde 2012, outros dois estão para reparação desde 2015 e os restantes três estão inoperacionais desde o início de 2018.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar