Comboio que descarrilou é da Renfe
Acidente ferroviário causou quatro vítimas mortais.
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas afirmou esta sexta-feira que, de acordo com as informações prestadas pelas autoridades espanholas, o comboio que hoje descarrilou em Porriño, Espanha, é da Renfe e tinha "as revisões em dia".
"O comboio é da Renfe", disse Pedro Marques, acrescentando que, tendo o acidente desta manhã ocorrido em Espanha, "a responsabilidade do inquérito [às causas do descarrilamento] é espanhola".
Pedro Marques, que falava aos jornalistas à margem de uma reunião na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), destacou que, neste momento, a prioridade "é o socorro às pessoas" e "há que permitir uma investigação".
Sublinhando que a ligação do comboio "Celta" é "um serviço operado pela CP em contexto de uma ligação Porto-Vigo, diária", sendo que o "material circulante é da Renfe", Pedro Marques adiantou que o Gabinete de Investigação de Segurança e de Acidentes Ferroviários (GISAF) está disponível para colaborar com as autoridades espanholas.
O presidente da CP, encontrando-se no local do acidente, "já está a apurar o que vai ser desenvolvido", sustentou.
O acidente com o comboio que fazia o trajeto Vigo-Porto aconteceu às 09:25 locais (08:25 em Lisboa) e causou quatro mortos (confirmados pelas autoridades), entre os quais o maquinista (português, segundo as autoridades espanholas) e o revisor, um cidadão espanhol. Pelo menos 46 pessoas ficaram feridas.
O comboio, com 63 passageiros, fazia o trajeto Vigo-Porto partilhado com a Renfe espanhola na linha conhecida com o nome "Celta", inaugurada em julho de 2013.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt