Estudantes contam história de repúblicas de Coimbra em visitas guiadas gratuitas
Moradores cansados de guias turísticos contarem histórias desatualizadas.
Moradores da República dos Galifões, cansados de guias turísticos a contarem uma história "desatualizada das repúblicas", decidiram organizar visitas guiadas por aquelas casas, na Alta de Coimbra, em que também falam dos problemas atuais.
Mário Gomes, a morar há três anos na República dos Galifões, ouvia os guias a passarem pela casa e a darem "informações completamente desatualizadas e com uma visão antiquada sobre as repúblicas".
As visitas gratuitas, assinaladas num quadro preto à entrada dos Galifões, pretendem "dar uma visão mais aberta sobre a pluralidade das repúblicas e a sua forma de viver", onde também há espaço para se falar dos "atuais problemas que muitas enfrentam com a Lei do Arrendamento".
A visita começa todos os dias às 16:30, na República dos Galifões, a única onde há uma visita ao interior da casa. O grupo passa depois pela Associação Académica de Coimbra, onde aproveita para falar da Crise Académica de 1969, desloca-se a repúblicas na Praça e no Bairro Sousa Pinto, mostra a Universidade de Coimbra, aproveitando para contar a intervenção do Estado Novo, visita a Sé Velha e as repúblicas que funcionam na Alta de Coimbra.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt