Èze é uma cidade francesa com um forte testemunho medieval
Ponto mais alto da localidade fica a 420 metros de altura. Ali está um jardim exótico com muitos catos.
A inevitável passagem do tempo não conseguiu tirar a Èze a sua aparência medieval, que é atualmente uma das principais marcas da cidade que está situada na região Côte d’Azur, também conhecida por Riviera Francesa.
O caminho que percorrerá pelas escadarias em pedra, que caracterizam as ruas estreitas, vai prepará-lo para a recompensa que vai encontrar quando alcançar o topo da colina: uma vista do mar Mediterrâneo de cortar a respiração. A cidade divide-se em duas partes: Èze sur Mer, que fica perto do mar e Èze Village, que fica a mais de 420 metros de altura, o ponto mais alto.
É também no topo que vai dar de caras com o Jardim Exótico, com mais de 400 tipos de plantas e uma enorme quantidade de catos.
Ruínas de castelo juntam-se a lojas e galerias de arte, atraindo turistas
Èze tem 9,47 quilómetros quadrados que abrigam, no centro histórico, lojas, restaurantes e galerias de arte num ambiente intimista e acolhedor. A estas mais-valias, na cidade que tem menos de três mil habitantes, juntam-se as ruínas de um antigo castelo que é cercado por um jardim.
A Igreja Notre Dame de l’Assomption, um dos outros pontos de visita obrigatórios, remonta a 1700 e fica no topo de uma montanha. Para lá chegar é necessário subir escadas. Apesar de ser pequena, está bem conservada e prima pela simplicidade.
Trilho de Nietzsche Caminho de 1,8 quilómetros homenageia o filósofo
O trilho pedestre percorre parte da vila, desde a zona costeira até ao topo de uma colina a mais de 400 metros acima do nível do mar. Exige uma considerável preparação física e é aconselhável fazer em alturas em que a temperatura é mais amena. A aventura começa com uma rampa de asfalto íngreme mas rapidamente se verá no meio do mato a fazer o percurso. São cerca de 1,8 quilómetros de subida. Na volta, pode optar por descer de autocarro.
Onde comer e o que fazer Estrelas Michelin
La Chevre D’or é o restaurante do hotel com o mesmo nome, de duas estrelas Michelin, cuja entrada remonta ao tempo medieval.
Fábrica de perfume
Quem quiser conhecer o processo de produção de perfume tem na fábrica Fragonard uma oportunidade a não perder.
Praia de Mala
Considerada uma das mais bonitas da região, a praia de Mala, numa zona escondida entre mar e montanha, dispõe de bar e restaurante.
Ficha de viagem Como ir
Para chegar a Èze pode apanhar o voo Lisboa-Nice e, em seguida, realizar o resto da viagem de comboio. Não existem ligações diretas. Do Mónaco, apanhe o comboio Monte Carlo-Èze.
Onde ficar
O hotel Château Eza é um antigo castelo com 400 anos que oferece quartos com vista para o mar Mediterrâneo e um restaurante que serve de forma original pratos tradicionais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt