Homem negro alvejado sete vezes nas costas por polícia americano
Incidente filmada por testemunha e tornado viral no Twitter provocou noite de tumultos na cidade de Kenosha.
Sete tiros pelas costas foi a ação da polícia americana de Kenosha sobre um indivíduo de raça negra desarmado na tarde do último domingo.
O caso recorda a detenção e morte de George Floyd às mãos das autoridades policiais a 25 de maio em Minneapolis.
No vídeo publicado no Twitter por uma testemunha, Jacob Blake não obedece à ordem de detenção de dois agentes da cidade de Kenosha, no Wisconsin, que responderam a um incidente doméstico.
No pequeno filme, que entretanto se tornou viral nas redes sociais, vê-se um dos polícias a tentar impedir o indivíduo de entrar num carro onde estariam os três filhos.
Não se percebe o que o pretendia fazer mas, ouvem, pelo menos, meia dúzia de tiros disparados sobre ele. Jacob Blake foi levado de urgência para o hospital, onde ainda estava internado esta segunda-feira.
O departamento policial de Kenosha recusou responder à comunicação social o que levou a esta ação, revelando apenas que os dois agentes estão suspensos enquanto decorrer a investigação.
Entretanto, poucas horas depois, centenas de pessoas concentraram-se no loção do incidente, obrigando a polícia a reforçar meios para manter a segurança na zona. Mesmo assim, a cidade foi alvo de vários tumultos.
Tony Evers, governador democrata do Wisconsin, já condenou no Twitter o tiroteio. "Embora ainda não tenhamos todos os detalhes, o que sabemos com certeza é que não é o primeiro negro a ser baleado, ferido ou cruelmente morto por pessoas encarregadas de aplicar a lei no nosso estado".
O diário Milwaukee Journal Sentinel já há algumas semanas tinha relatado para o número elevado de mortes envolvendo polícias – pelo menos 18 nos últimos 20 anos – no sudeste do Wisconsin.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt