Imagem de N.S. de Fátima quinta-feira em Lisboa
Permanece na capital até domingo.
A imagem peregrina de N.S. de Fátima chega na quinta-feira à cidade de Lisboa, onde permanecerá até domingo, com passagem pelas igrejas do Campo Grande e de S. Domingos, pela Sé, pela Universidade Católica e pelo Hospital D. Estefânia.
A imagem chega na quinta-feira, pelas 19h00, ao bairro das Galinheiras, onde será celebrada missa, e partirá em cortejo automóvel para a igreja de N. S. de Fátima, com saída do largo das Galinheiras em direção à estrada Militar, seguindo pela estrada de S. Bartolomeu, avenida Nuno Krus Abecassis, avenida do Brasil, Campo Grande, Entrecampos, avenida da República, estimando-se para as 21h00 a chegada ao templo.
Na igreja de N. S. de Fátima, às 21h30, o coro diocesano interpreta 'Akathistos" ('cantado de pé', em tradução literal), que é um antigo hino mariano do rito bizantino, que convida os fiéis "a contemplar todo o mistério da encarnação, desde a anunciação até à consumação, na glória de toda a obra da salvação", segundo nota do Patriarcado.
Missa na igreja de N. S. de Fátima
Na sexta-feira, naquela igreja, será celebrada missa pelas 09h00, saindo a imagem em direção à Universidade Católica, onde deverá ser acolhida às 10h40, e celebrada missa, pelas 12h00, presidida pelo cardeal-patriarca Manuel Clemente. A imagem sairá da universidade pelas 13h30, em direção à igreja dos Santos Reis Magos, no Campo Grande, onde às 14h30, se realizará a celebração mariana, com doentes, pessoas com deficiência e idosos, "Entregar a Maria as nossas fragilidades".
Pelas 17h00, a imagem regressará à igreja de N. S. de Fátima, onde, às 18h00, se celebrará missa. Às 19h00, a Escola Diocesana de Música Sacra interpretará a cantata 'Gaudi Fons', que o Patriarcado define como um "momento de oração e meditação", com leituras e cânticos a partir de textos do papa Francisco, que "ajudará também a ligar este momento da visita da imagem peregrina de N. S. de Fátima com o Sínodo Diocesano que estamos a viver".
Às 21h30, terá lugar a iniciativa "Rezar a N. S. de Fátima pela voz dos artistas", que conta com a atuação do Coro Gulbenkian, sob a direção de Jorge Matta, e Sérgio Silva, em órgão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt