D. Manuel Clemente recorda os mais de 160 milhões de católicos que falam a língua.
O cardeal-patriarca de Lisboa recorreu esta segunda-feira aos mais de 160 milhões de católicos no Mundo que falam português para contestar a decisão da Cúria Romana de afastar a língua portuguesa, uma das oficiais da Congregação para a Causa dos Santos. D. Manuel Clemente garantiu ao CM que irá defender a continuidade da língua portuguesa no Vaticano, dando conta de que a estratégia será definida pela Conferência Episcopal Portuguesa.
"Na Europa somos apenas dez milhões, mas tendo em atenção a realidade católica na América Latina e em África, o português tem uma outra utilização", afirmou ao CM D. Manuel Clemente, à margem da apresentação da obra ‘O julgamento de Jesus’, na segunda-feira em Lisboa.
No Mundo existem 1254 milhões de católicos, dos quais 315 milhões vivem em países onde o castelhano é a língua oficial. Depois vem o português, falado por 160 milhões de católicos.
"Desejamos que haja uma outra consideração pela língua portuguesa na vida internacional, num futuro tão próximo quanto o possamos apressar", referiu D. Manuel Clemente, sublinhando que a decisão da Cúria será analisada na Conferência Episcopal Portuguesa .
A Cúria Romana afasta o português por ser muito complicado e aconselha a que a redação das sínteses dos processos de futuros santos sejam redigidas só em italiano, espanhol, inglês, francês e latim. Reconhece, ainda, que "o país tem apenas 20 dioceses, muito menos do que no Brasil".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.