Fogo em Pedrógão Grande ameaça casas
Incêndio de grandes dimensões combatido por mais de 400 operacionais.
Mais de 400 operacionais estão a combater o incêndio que deflagrou pelas 13h42 desta quinta-feira em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, segundo informação disponibilizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.
De acordo com a página na Internet daquela entidade, 437 operacionais estão envolvidos no combate ao fogo, com o apoio de 129 viaturas. Havia ainda dez meios aéreos que, entretanto, desmobilizaram devido ao anoitecer.
À agência Lusa, o comandante distrital de operações de socorro, Sérgio Gomes, disse, pelas 20h30, que a maior preocupação é "uma frente ativa que lavra na zona de Covais", uma aldeia. "Estamos com os meios posicionados para defender as habitações", declarou Sérgio Gomes, adiantando que "o vento mantém-se com alguma intensidade".
O comandante distrital referiu ainda que o terreno acidentado torna o combate ao fogo mais complicado.
Autarca lamenta área ardida
O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, acrescentou que, embora um levantamento mais pormenorizado dos prejuízos só possa ser feito na sexta-feira, para já, além de floresta, arderam terrenos agrícolas.
Valdemar Alves expressou preocupação com o facto de o incêndio estar próximo de Covais, "uma localidade que se encontra em perigo". Entretanto, o município colocou em prontidão um autocarro, para a eventualidade de ser necessário evacuar habitações na zona do incêndio e retirar moradores, mas ainda não foi necessário, referiu fonte da autarquia.
"Sabemos que uma rulote que servia de habitação ardeu, sendo o único dano a registar, com exceção da floresta e hortas", esclareceu a mesma fonte.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt